Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tyson do Brasil contratará 670 novos integrados na região do Planalto Norte de SC

Empresa quer aumentar sua capacidade de aves abatidas para figurar entre as cinco principais empresas avícolas do Brasil.

Redação (25/02/2009)- A Tyson Foods, maior indústria de carnes do mundo, vai contratar 670 novos aviários (granjas de frango) na região do Planalto Norte de SC. Medida deve beneficiar os municípios de Itaiópolis, Mafra, Papanduva, Canoinhas, Rio negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Santa Terezinha, Irineopolis, Três Barras, Monte Castelo, Major Vieira, Bela Vista do Toldo e Porto União.

A Tyson utiliza-se desta estratégia para aumentar sua capacidade de aves abatidas diariamente. A empresa quer alcançar a meta de estar, em curto prazo, entre as cinco principais empresas avícolas do Brasil. “A ampliação desta rede gerará mais empregos diretos e indiretos, movimentando a economia da região neste período de crise”, avalia Jóster Macedo, presidente da Tyson do Brasil.

Os produtores contratados recebem capacitação e auxílio para a viabilização de crédito rural de até R$ 250 mil junto aos bancos. “Este é um forte incentivo para aqueles que estavam inseguros por causa da crise financeira mundial do ano passado", explica Vitor Hugo Brandalize, diretor de produção animal da Tyson do Brasil.

Três modelos de galpões de granja estão sendo avaliados pela Tyson do Brasil, de acordo com suas dimensões. Estes galpões podem ser convencionais ou de ambientes controlados (mais detalhes abaixo). “A vantagem de um galpão de ambiente controlado é que pode receber o dobro de aves”, explica Rogério Maggioni, gerente de produção da Tyson. O retorno do investimento varia conforme o desempenho de cada aviário. “O integrado investe no galpão e fatura conforme sua produção”, informa Maggioni. “Quanto maior seu rendimento na granja, maior será seu faturamento”.

“A Tyson do Brasil adota a missão de sustentabilidade empregada pela companhia internacionalmente e, por isso, todos os aviários que prestam serviços para nós seguem parâmetros sustentáveis”, afirma Jóster Macedo. “Nosso progresso é medido pela forma como desenvolvemos nossos produtos, como tratamos os colaboradores, fornecedores, animais, terra e meio ambiente no qual estamos inseridos”, finaliza.

Passo-a-passo para se tornar um integrado Tyson:

– Os interessados devem entrar em contato com a Tyson, na unidade de Itaiópolis, em horário comercial Fone: (47) 3652 6200

– Neste contato inicial, o produtor deve informar apenas seu nome completo e telefone de contato;

– Um técnico da Tyson agendará visita à propriedade para averiguar se possui suporte para ser aviário de integração e se atende legislação ambiental;

– Perfil do produtor será avaliado;

– Agrônomos analisarão o terreno e levantarão demarcações;

– Produtor deverá tirar licença ambiental.

Especificações dos aviários que podem ser contratados pela Tyson do Brasil:

Galpão convencional

– 1224 m²

– 12m x 102m

– 16.000 aves por alojamento

– Ventilação convencional

– Comedouros e bebedouros automáticos

Galpão de ambiente controlado

– 2080 m²

– 16m x 130m

– 31.000 aves por alojamento

– Ventilação por pressão negativa e sistema de resfriamento de ar

– Comedouros e bebedouros automáticos

Galpão de ambiente controlado

– 2100 m²

– 14m x 150m

– 31.000 aves por alojamento

– Ventilação por pressão negativa e sistema de resfriamento de ar

– Comedouros e bebedouros automáticos