Redação (09/03/2009)- Tyson abre o cofre, somente na unidade de Itaiópolis serão investidos mais de U$ 15 milhões neste ano. Nesta semana o representante da Tyson Roberto Pelle participou de sessão da câmara de vereadores em Itaiópolis, onde disse que nos próximos dias estarão iniciando a construção de uma moderna fabrica de rações com a capacidade para produzir 60.000 kg por hora, anunciou que a empresa vai agregar valor ao frango produzido, instalando uma industria de embutidos e outros produtos industrializados junto ao seu frigorifico em Itaiópolis. Analistas acreditam que em breve também estarão instalando um frigorifico de suínos em Itaiópolis (somente SC é livre de febre aftosa sem vacinação). Está contratando 670 novos integrados (granjas em vários municípios da região de Itaiópolis, tem como meta abater 320 mil frangos dia ainda em 2010, para isso será necessário 3000 empregados trabalhando no seu frigorífico comprado recentemente da Avita.
Itaiópolis vai experimentar um grande salto de desenvolvimento, em breve sua arrecadação sera superior as cidades da região com Mafra e Canoinhas, já ocorreu uma grande valorização de terras e imóveis na cidade, muitas redes de lojas, oficinas, prestadoras de serviços e bancos abrirão unidades em Itaiópolis. Somente Caminhões serão necessários mais de 300. É o progresso e qualidade de vida chegando na região que é considerada o grande celeiro agrícola.
Grande produtora de grãos com excelente infra estrutura possui um custo de produção para aves e suínos menor comparado a outras regiões como centro oeste do Brasil. Enquanto a Sadia e Aurora não chegam a Tyson vai tomando conta dessa importante região. A região do planalto norte oferece muitas outras vantagens como: possui muitos agricultores interressados no sistema de integração ( parceria com a agroindústria ), são agricultores modernos, qualificados, aceitam facilmente novas tecnologias, adeptos a modernidade. O planalto norte é rico em recursos naturais como água, clima, área disponíveis para o cultivo do milho, principal ingrediente da cadeia de carnes; área para reflorestamento a fim de dispor de recursos energéticos para movimentar a indústria; infra-estrutura rodo-ferroviária e outros instrumentos de produção e facilidades de escoamento dos produtos. Há um fator considerado de peso importante para se implantar uma indústria de carnes. A disponibilidade de milho, ou áreas disponíveis para o plantio.
Segundo dados dos órgãos oficiais, o planalto norte de SC, região que ainda carece de indústrias desse gênero, leva vantagens nesse particular. Dados da Epagri dão conta que na região existem áreas agricultáveis para culturas de verão de cerca de 550 mil hectares. Na última safra foram cultivados apenas 150 mil hectares, isso quer dizer que estão disponíveis para a exploração de plantio, mais de 400 mil hectares. Trata-se de um dado importante no contexto. Se for considerada a média atual de produtividade, ou seja, 7.000 kg por hectare, poderia se obter mais 2,8 milhões de toneladas de milho por ano, suprindo facilmente o déficit atual do produto no Estado de SC.
A Tyson é a maior industria de carnes do mundo, possui 105 mil empregados. Tem a melhor tecnologia para produção de suinos e frangos do mundo. Tem 135 frigorificos e fatura mais de U$ 27 bilhões.