Será inaugurado dia 29 de maio as novas instalações do Galpão de Experimentação de Nutrição de Aves, construído na Fazenda-Escola, por meio de parceria com as empresas paranaenses Grupo Big Frango de Rolandia (PR) e Tectron Nutrição Animal, de Toledo (PR). A solenidade de entrega está marcada para as 16 horas e reunirá representantes das empresas e da administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O professor Alexandre Oba, do Departamento de Zootecnia da UEL, diz que a nova estrutura obedece aos rigorosos padrões de criação de aves. Ela teve custo zero para a universidade possui uma estrutura tem 36X8 metros, instalações hidráulica e elétrica, e recebeu tratamento da cobertura para possibilitar temperaturas adequadas no interior do galpão.
Na parceria, as empresas Big Frango e Tectron fornecerão as aves, alimentação e insumos e a universidade fará os experimentos e repassará os resultados às empresas. Até o final deste ano estão programadas três pesquisas distintas: fidelização de consumo de ração, comparação de linhagem de aves e testes de emulssificante de gordura, produto que facilita a digestão das aves.
A zootecnista Janaina de Oliveira, gerente de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da Big Frango, destaca que três professores e 15 estudantes de graduação e pós-graduação participarão dos experimentos, informando que, além do galpão de criação, as empresas custearam o prédio onde funcionará o Laboratório de Análise de Carcaças, contendo uma câmara fria para conservação das aves abatidas e demais equipamentos obtidos com recursos do Pronex, da Fundação Araucária.A cerimônia de inauguração trará à UEL o diretor do Grupo Big Frango, Valter Bampi, o presidente da empresa Tectron, Daniel Pigato, além da reitora da UEL, Nádina Moreno.