A JBS deve aumentar em 20 por cento suas vendas para China em 2014, disse nesta segunda-feira o presidente do Conselho de Administração da maior produtora de carnes do mundo.
A demanda por alimentos do gigante asiático continua forte, disse Joesley Batista a jornalistas durante o Global Agribusiness Forum, em São Paulo.
“Esta desaceleração que a China promove, isso às vezes pega primeiro na área de construção e infraestrutura. Na área alimentar, a gente está falando da inclusão social na China, e isso cresce a passos largos”, afirmou ele.
As vendas para a China da JBS somaram cerca de 2 bilhões de dólares em 2013, de um total de exportações de aproximadamente 10 bilhões de dólares, segundo Batista.
A JBS vende para a China carne bovina a partir das unidades na Austrália e Estados Unidos –a divisão dos EUA também exporta carne suína e de frango para os chineses.
Das unidades do Brasil, a JBS exporta carne de frango e suína.
“A China é país que mais aumenta compra de proteína, está aumentando em ritmo muito acelerado”, declarou, destacando o potencial de crescimento em um mercado com consumo relativamente baixo.
No caso da carne bovina, por exemplo, consumo per capita da China está em 7 kg ao ano –no Brasil, a título de comparação, o consumo por pessoa é de cerca de 35-40 kg/ano.
“Pela experiência que tivemos ao longo dos anos, na medida em que os países vão ganhando renda, vão comprando produtos de maior valor agregado”, disse ele, citando a Rússia, para onde a empresa vendia antes somente cortes de segunda e terceira.
Para a China, no passado, a JBS só vendida vísceras brancas, e atualmente já vende carne bovina de segunda e até de primeira, afirmou o chairman da companhia.