Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vendas de máquinas sinalizam recuperação do setor agrícola

<p>O crescimento das vendas internas de máquinas agrícolas sinaliza para o processo de recuperação dos agricultores brasileiros.</p>

Redação (08/02/07) – Na avaliação do vice-presidente da Associação Nacional dos fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Persio Luiz Pastre, o processo de recuperação será gradual, diante da forte crise que o setor enfrentou nos últimos dois anos, “mas o horizonte é promissor”.

O reflexo da crise no setor de grãos foi a redução das vendas de colheitadeiras, que desde maio do ano passado, gira em torno de 950 a 1 mil máquinas no período acumulado de 12 meses, de acordo com o Pastre. Mas ele ressalta que este patamar é baixo já que, normalmente, as vendas de colheitadeiras somam cerca de 5 mil unidades no ano. “As vendas de colheitadeiras tiveram a primeira reação em novembro”, apontou o vice-presidente. Desde então, a comercialização destas máquinas apresenta ligeira alta na comparação com os mesmos meses do ano anterior. Em janeiro, foram comercializadas 191 unidades, aumento de 11% sobre as 156 máquinas vendidas no mesmo mês em 2006.

O impacto da crise sobre o mercado de máquinas agrícolas só não foi maior porque as vendas de tratores continuaram firmes sustentadas pelo bom desempenho das culturas perenes, como cana-de-açúcar, café e citros. Neste segmento, a comercialização cresceu pelo 9 mês consecutivo. No mês passado foram vendidas 1.383 tratores de rodas, contra 1.240 unidades comercializadas em janeiro de 2006, um crescimento de 7,5%.

Para este ano, a Anfavaea mantém a projeção de vendas no mercado interno em torno de 29 mil máquinas, incremento de 13% sobre as 25.790 unidades comercializadas em 2006. Pastre observa que o desempenho no setor pode se firmar no segundo semestre, depois que o produtor colher a safra atual. “Aí poderá haver um salto nas vendas”, projeta.

As vendas internas de máquinas agrícolas em janeiro deste ano cresceram 7% sobre o mesmo mês de 2006. No período foram comercializadas 1.800 unidades. A comercialização foi 4,9% superior na comparação com dezembro de 2006.