Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião

Vice-governador de Alagoas visita Cascavel (PR) nesta segunda-feira

Acompanhado de diversas autoridades, José Thomaz Nonô participa de uma reunião com a diretoria da Globoaves.

Acompanhado de diversas autoridades, o vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô, desembarca nesta segunda-feira (23/01) em Cascavel para uma reunião com a diretoria da Globoaves.

A comitiva vem tratar de assuntos que visam a consolidação do bem-sucedido Programa de Avicultura Familiar (PAF) que o Instituto Globoaves, em parceria com órgãos do governo e empresas privadas, implantou naquele estado, pioneiramente em Santana do Ipanema, onde atende atualmente 80 famílias de avicultores, que já encontram-se desenvolvendo o 5º lote de produção.

Uma das principais decisões do encontro será a criação de um moderno Centro de Pesquisa e Nutrição para dar suporte aos planos de expansão do projeto, que irá contemplar mais 1.000 famílias de avicultores em outros 10 municípios alagoanos, que receberão, cada uma, a doação de um lote inicial de aves (de linhagem colonial) e serão assistidas permanentemente com orientações sobre manejo e técnicas de produção de carne e ovos.

Idealizado pelo Instituto Globoaves com propósitos de inclusão social e econômica, o PAF tem o objetivo de melhorar a alimentação de pequenas comunidades rurais e assegurar novas oportunidades de renda e emprego nessas regiões, de um modo geral extremamente carentes.

Em Cascavel, o programa já atende, desde novembro, 50 famílias de avicultores na localidade de Santa Terezinha.

O programa ganhou importante apoio no ano passado ao ser aprovado pela FAO, órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, que pretende utilizá-lo em seus esforços de combate à fome em países pobres das Américas, África e Ásia.

Já encontra-se em adiantada fase de estudos a instalação de núcleos experimentais na Nicarágua, Peru e Moçambique.

Quem é

Natural de Maceió, 65 anos, José Thomaz da Silva Nonô Netto já exerceu seis mandatos de deputado federal, sendo o primeiro em 1983 pelo PDS. Atualmente é filiado ao DEM, antigo PFL, já tendo passado pelo PMDB e pelo PSDB. Até a renúncia de Severino Cavalcanti, o deputado era o primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados. Em 2006, candidatou-se ao Senado ficando em terceiro lugar. Na eleição de 2010 foi eleito vice-governador de Alagoas na chapa de Teotonio Vilela Filho, do PSDB, reeleito em 2010 para um novo mandato de quatro anos.

Histórico do PAF em Alagoas

O Instituto Globoaves e a empresa Globoaves Agroindustrial, propuseram ao Governo do Estado de Alagoas, ao Sebrae/AL, em parceria com a NOVUS Inc. e a partir de 2009, vem desenvolvendo no Estado de Alagoas um projeto de grande alcance social, melhorando a qualidade de vida dos agricultores familiares daquele Estado, através da produção de ovos e carne, através do PAF – Programa de Avicultura Familiar e com genética desenvolvida pela Globoaves, através de aves chamadas (caipira, colonial, capoeira), com grande produtividade e grande resistência as diversas adversidades regionais brasileiras.

Este programa, considerado modelo, e em fase de implantação em outros Estados Brasileiros e países carentes de comida (proteína animal), tem como objetivo principal a sustentabilidade e procura oferecer num primeiro momento, alimentação às famílias com ovos e carne e o excedente da produção,com a implantação de  um sistema em que as famílias,através de cooperativas e associações, possam produzir e comercializar com sanidade, qualidade, sempre acompanhados pela gestão e coordenação de técnicos especializados da Globoaves, inclusive com assistentes sociais e psicólogos do Instituto Globoaves.

Em Alagoas, a base do projeto está localizada no município de Santana do Ipanema, município localizado no médio sertão alagoano. Região com sérias dificuldades sociais e ambientais. O programa hoje contempla  80 famílias, já na 5° etapa de reposição das aves, com uma associação organizada, vendendo seu excedente para merenda escolar, mercados e inclusive, fazendo parte de uma estratégia de desenvolvimento da culinária local.O projeto prevê a distribuição de 30 aves de postura e 30 aves corte,onde essas aves são criadas num sistema de semi-confinamento, sendo resposta a cada ciclo de produção, 90 dias aves de corte, 18 meses aves de postura.

A partir de 2012, o projeto prevê com recursos do FECOEP – Fundo Estadual de Combate a Pobreza, a implantação de infraestrutura para ampliação do programa para mais dez municípios e nos próximos anos, expandir em todo o Estado de Alagoas.

Além disso, o Grupo Globoaves está desenvolvendo um projeto de pesquisa de alimentação alternativa para o nordeste do Brasil, já que a produção de grãos (soja e milho) é bastante problemática nestes estados, portanto a necessidade de se aproveitar pastagens e alimentos locais adaptados ao micro-clima nordestino como palma, mandioca e outros.

O PAF está em fase de assinatura de convênio no Estado de Rondônia, e no Paraná, já está sendo desenvolvido em 6 regiões do Estado, principalmente em regiões com baixo índices sociais, agricultura familiar, assentamentos e regiões com ausência de avicultura industrial.