Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

AGS reúne mais de 3 mil professores conhecerão as vantagens da carne suína na alimentação

Projeto Agrinho é mais uma ação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e do Sebrae estadual.

AGS reúne mais de 3 mil professores conhecerão as vantagens da carne suína na alimentação

Com o intuito de informar mais de 3 mil professores da rede de ensino de Goiânia/GO sobre os aspectos nutricionais e a versatilidade dos produtos suínos, a Associação Goiana de Suinocultores (AGS) por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e o Sebrae/GO, fizeram uma parceria com o Sistema Faeg/Senar – idealizadores do Projeto no estado – vem apresentando os benefícios e a qualidade da carne suína nos encontros e palestras realizadas pelo projeto Agrinho.

Como um circuito de informação, a expectativa dos organizadores é capacitar esses profissionais em turmas de 200 pessoas até o final de junho, com objetivo de atender 3 mil professores de 170 municípios próximos a capital goiana que vão multiplicar a informação para quase 600 mil alunos . Na ação, que é considerada de cunho social e realizada pelo sistema FAEG/SENAR, o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, fez a abertura do evento em Goiânia, no Centro Pastoral Dom Fernando.

No encontro, a nutricionista Gleiva Staciarini, especialista em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição, falou aos professores sobre “Importância da Carne Suína na Alimentação Humana”, abordando os benefícios da carne suína, seus aspectos nutricionais além da importância de uma boa apresentação do produto dentro das escolas. “O objetivo é que as crianças e jovens dos colégios da rede municipal tenham uma nova visão sobre a carne suína, que levem esse conhecimento para casa e assim, auxiliem para o aumento do consumo a nível nacional”, explica a nutricionista.

As mais de 10 palestras que acontecem até o final de junho terão ênfase nas cartilhas produzidas pelo PNDS, como a de merenda escolar e refeições coletivas. “Com esse conteúdo incorporado ao material de capacitação dos professores, e um almoço para degustação dos diferentes cortes suínos, estamos promovendo de forma prática os benefícios da carne suína”, diz Crenilda Neves, gerente executiva da AGS.

Para Maria Luiza Bretas, coordenadora do Projeto Agrinho, as palestras conceituais sobra a qualidade da carne suína são uma bela forma de desmistificar o produto e oferecer bons motivos para o seu consumo. “Em uma palestra descontraída os professores estão aprendendo que a carne suína não é uma vilã, mais sim um produto com pouco colesterol, alta concentração de proteína e ótimo sabor. O almoço servido após a palestra também demonstra na prática as qualidades da carne suína.”, diz.

Vale lembrar que esta capacitação se estenderá aos alunos que futuramente se inscreverem no projeto Agrinho para aprenderem sobre estes aspectos da carne suína por meio de seus professores. “Esse contato entre professores e alunos, são uma grande oportunidade para informar esses futuros consumidores sobre a carne suína”, encerra Lívia Machado, coordenadora nacional do PNDS.