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Branding

Você já pensou porque prefere a Sadia ou a Perdigão, por exemplo?

Da Redação 27/02/2003 – Já pensou porque prefere ter conta no Itau, ou no Bradesco, ou no BB? Pois essas empresas sabem o porquê da preferência de seu público. De acordo com o publicitário e diretor da Jardim Comunicação, Rodrigo Cassini, aluno na primeira turma do curso de MBA em Branding do Instituto de Tecnologia Avançada em Estudos, da Faculdade Rio Branco (SP), essas companhias são pioneiras no Brasil na aplicação de um novo conceito: o branding. “O branding é uma evolução do marketing na captação e fidelização de clientes a ponto de criar, no consumidor, amor pela marca que usa, incorporando-a à sua vida”, explica em entrevista concedida ao SF News. Um exemplo clássico citado pelo publicitário é a marca Harley (das famosas motocicletas), que hoje transformou-se em um estilo de vida para muitos.

Segundo Cassini, o branding vai muito além da marca. Originado nos EUA, o branding influencia a estrutura e a filosofia da própria empresa, em todos os setores: desde a criação de produtos, produção, decoração, iluminação, treinamento de funcionários, ambiente, aromas, comunicação dirigida. “A marca ganha personalidade. O objetivo é envolver o consumidor e cativá-lo”. Porém, de acordo com o publicitário, esta é uma estratégia que exige investimentos criteriosos, mudanças vitais na empresa e aumento da qualidade. “É preciso pensar globalmente e agir localmente, sobre seu público alvo. O branding é um conjunto de ferramentas surpreendentes para a empresa assumir uma posição no mercado, ganhar a preferência dos consumidores, conquistar o seu público e viver plenamente os seus negócios”.