Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Selo

Carne suína certificada

Produto brasileiro terá selo de qualidade. Esta é a grande aposta do Instituto Nacional da Carne Suína para agregar valor ao produto.

Carne suína certificada

Carne suína certificada. Produto brasileiro terá selo de qualidade. Essa é a grande aposta do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS). Pensando na garantia de qualidade para o consumidor brasileiro, na valorização do produto feito por frigoríficos e no aumento do consumo interno, o INCS deve lançar ainda neste ano o Selo de Qualidade da Carne Suína Brasileira.

Nesta semana, representantes do Instituto se reuniram em Concórdia, berço da suinocultura brasileira, para tratar do processo de certificação. O presidente do INCS, Wolmir de Souza, explica que a criação do Selo exige muita cautela e normas técnicas. “Já estamos na segunda etapa da proposta, a primeira foi a estruturação do selo, agora efetivamente estamos colocando em prática o projeto, acredito que o Selo seja a melhor alternativa para viabilizar o segmento de produção como um todo, propondo resultados para a toda a cadeia”.

A intenção do INCS é incentivar os pequenos, médios e até grandes frigoríficos, que estão fora do grande conglomerado agroindustrial, quanto à ampliação das vendas. Para Souza, esses frigoríficos são os que fomentam o consumo interno e a produção de suínos que oferece resultados. Na prática, a suinocultura brasileira possui dois sistemas de produção, integrada e independente. Mas para Souza, o independente hoje já possui outro perfil, que merece ser reconhecido pela qualidade de produção. “Isso o Selo oferecerá, e o consumidor é quem terá essa garantia”, declara.