Com foco no aumento dos 2kg per capita no consumo de carne suína, a Associação Paranaense de Suinocultores (APS) fechou parceria com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), que abriga um total de 850 supermercados, representando 85% das vendas de alimentação no estado. O Paraná possui hoje 2.771 supermercados, que faturam em média R$ 10,4 bilhões ao ano e geram 60 mil empregos diretos. Mensalmente, a média dos domicílios curitibanos é de 11 visitas aos supermercados, maior que a média brasileira, com um gasto mensal por habitante de R$151,00.
A parceria entre as entidades já apresenta resultados concretos, como a inclusão da carne suína na Convenção de Supermercadistas e Fornecedores da Região Norte (SuperNorte). Com feira de exposição, palestras de alto nível, cursos técnicos e visitas monitoradas, a 16ª edição da SuperNorte reuniu de 18 a 20 de julho, cerca de onze mil inscritos, o que representa mais de 30 mil pessoas participando da programação e conhecendo em detalhes a produção das indústrias e as novidades apresentadas por fornecedores, distribuidores e empresas de serviços.
Durante a feira, foram realizados dois cursos de corte, com o Mestre Açougueiro, Daniel Furtado, para demonstrar aos supermercadistas e seus colaboradores a diversidades de cortes e oportunidade de melhor rentabilidade da carne suína. Segundo o presidente da APS, Carlos Geesdorf, a ação foi um sucesso entre os visitantes que ficaram “impressionados” com a variedade de cortes que a carcaça suína pode oferecer, além das dicas para aproveitamento, evitando perdas.
Para o presidente da ABCS, Irineu Wessler, é de extrema importância que as ações se iniciem no Paraná, 3º maior estado produtor de carne suína no país. “É grande a nossa expectativa dos resultados nesse estado e temos certeza que trará bons números para o aumento no consumo interno”.
Curitiba, Londrina e Cascavel
A parceira também irá realizar curso de cortes para supermercadistas em Curitiba, Londrina e Cascavel, a partir da segunda quinzena de agosto. A expectativa é atender, ainda esse ano, mais de 50 supermercados, por meio da Academia Empresarial da Apras (conhecido como Instituto Escola, que oferece 45 cursos específicos para o setor supermercadista). “O foco dessa ação é capacitar os profissionais da área atendendo a demanda do consumidor que é cada vez mais exigente e também associar à formação de novos profissionais da área, que no Paraná são muito escassos”, explicou a gerente de treinamento da Apras, Andrea Luy. As cidades foram escolhidas por serem considerados grandes centros de comercialização e onde está concentrado o maior número de supermercados para serem atendidos.
Nessa parceria também será iniciada a campanha “Um Novo olhar” nos supermercados daquelas três cidades, sob coordenação da APS, com apoio da Apras e do Sebrae/PR. A previsão, segundo a APS, é de iniciar a ação em setembro nos estabelecimentos de Cascavel e Curitiba.
A coordenadora do PNDS, Lívia Machado, considera que parcerias com associações estaduais de supermercados vêm sendo firmadas por meio da realização de ações nos estados, que tem percebido o beneficio que o aumento do consumo de carne suína trará para o setor supermercadista. “Vi efetivamente muitos supermercadistas sensibilizados a olharem de forma diferente a carne suína nesses dias em Londrina, por isso a parceria com a Apras e a Academia Empresarial serão um diferencial no andamento das ações no Paraná”, destacou a coordenadora.