Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

Carne suína na Copa

Festival Sabor Suíno se prepara para atender a Copa de 2014. Entre outras ações, evento é o grande atrativo do PNDS para este ano.

Carne suína na Copa

Com seu reconhecido sucesso, o Festival Sabor Suíno foi o tema central da discussão do plano de trabalho do Distrito Federal para o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) na área de comercialização. A expectativa é que em 2011 a rodada gastronômica tenha investimentos do fundo da Copa do Mundo de 2014 do Sebrae/DF. A ideia inusitada é da Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN) em parceria com o próprio Sebrae/DF.
Ainda nessa área, o plano de atividades do PNDS para o Distrito Federal pretende mobilizar o setor de panificação com uma campanha em diversas padarias para a promoção da carne suína em produtos de lanche. A expectativa é incluir as cidades do entorno da capital, atingindo as classes C e D, visto que estas têm investido cada dia mais em produtos e serviços, sendo responsáveis por girar grande parte da economia doméstica no Distrito Federal. O Presidente da DFSUIN, Marcelo Lopes, explica que a entidade está sempre em busca de novas estratégias e articulações para continuar elevando o conceito da carne suína e, por isso, neste ano o intuito é explorar nichos pouco conhecidos para a utilização da carne suína na gastronomia brasileira. Já a campanha “Um Novo Olhar…” terá nova edição, aumentando a divulgação em novas redes de supermercados, valorizando e apresentando os novos cortes da carne para o consumidor.
O plano prevê também a continuidade do Programa de Capacitação Total, que visa à instrução de colaboradores e interessados no setor, abordando, a cada edição, diferentes áreas de conhecimento da atividade. Além disso, o Distrito Federal poderá contar com ações inéditas, como o curso oferecido pelos SENAR em parceira com a empresa de Consultoria Técnica Integrall, cujo objetivo é a capacitação em conteúdo modulado e atividades práticas realizadas in loco. Segundo a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, no segundo semestre será lançado o Manual de Boas Práticas, desenvolvido a partir de um convênio firmado com o Ministério da Agricultura, que elucida sobre maneiras eficientes de trabalho dentro da granja e auxiliará diretamente nessas atividades.
Para a indústria as perspectivas são otimistas. No trabalho com esse setor ficaram definidos os seguintes pontos: curso de cortes, consultoria de marca, Dia de Campo – com o tema bem-estar animal, apresentando o trabalho e os projetos da associação, e a Feira do Empreendedor, com a participação dos frigoríficos em oficinas e apresentações. Também neste ano, a entidade investirá em ações para a desmistificação de conceitos sobre a carne suína, com palestras para nutricionais, médicos e agentes atuantes no setor de saúde. Segundo a DFSUIN, uma reunião nos próximos dias definirá a parceria com o Conselho Regional de Nutrição para a disseminação efetiva dessas palestras.