Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

Começa estudo para ampliar consumo da carne suína em instituições públicas

Objetivo é fortalecer, além da própria cadeia, a agricultura familiar, as cooperativas e os circuitos regionais.

Começa estudo para ampliar consumo da carne suína em instituições públicas

A Associação de Criadores de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), através do presidente Valdecir Luis Folador, participou ontem (11/12) da reunião do grupo de trabalho constituído para estudar possibilidades de maior aproveitamento da carne suína no merca institucional. O encontro ocorreu na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS), na capital gaúcha, e contou com a coordenação do secretário-adjunto da Agricultura, Claudio Fioreze.

A função do grupo é a elaboração do diagnóstico do mercado institucional, apontando as potencialidades de setores como a merenda escolar, alimentação em presídios, quartéis, hospitais e universidades, entre outros, para subsidiar o Governo Estadual na implantação desta política. Segundo Fioreze, o objetivo do grupo é fortalecer, além da própria cadeia, a agricultura familiar, as cooperativas e os circuitos regionais devido a importância social e econômica da atividade.

Ficou definido que serão apresentados ao grupo três casos de sucesso da inserção da carne suína na alimentação institucional. Um exemplo será o Hospital São Vicente de Paula, de Passo Fundo (RS). Também serão formados subgrupos de estudos para determinar as demandas de cada setor institucional e o estudo detalhado de logística e estratégia de implantação do plano.

As próximas ações serão obter melhor entendimento dos processos de aquisição para cada setor (Educação, Saúde e Segurança); definições de cortes fracionados; articulação com fornecedores; estudo detalhado de logística e estratégia de implantação do plano.

Educação, Saúde e Segurança

Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Recursos Humanos, Secretaria da Saúde, Secretaria da Segurança, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Emater/RS, Fiergs/Conagro, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e Cooperativa Ouro do Sul.

Para o presidente da Acsurs, o encontro do setor com membros das áreas de interesse – Educação, Saúde e Segurança – esclareceu muitas questões. “Há um enorme potencial para que se eleve o consumo da carne suína nestes órgãos governamentais”, avalia.

A próxima reunião está agendada para o dia 15 de janeiro, com representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) para apresentação de cases do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que foram aplicados em vários Estados brasileiros e obtiveram sucesso. “Com a experiência do PNDS, estaremos no caminho certo. Assim, adiantaremos uma fase do processo”, observa Folador.