Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Campanha

Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS lança campanha em favor da proteína animal

Ação busca informar à população sobre a atividade do médico veterinário nas etapas de produção do alimento de origem animal.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS lança campanha em favor da proteína animal

Importante fonte de proteínas para os seres humanos, os produtos de origem animal – carne, ovos, leite, mel e pescado – devem receber cuidados indispensáveis antes de serem consumidos. Um dos únicos profissionais presentes em todas as etapas de produção do alimento oriundo de animais é o médico veterinário. Ele atua no cuidado com os rebanhos – manejo, alimentação e genética, na inspeção dos animais – em matadouros e frigoríficos, no processamento do alimento – na indústria e, por fim, no controle do produto – nos pontos de venda.

Com o propósito orientar a população sobre o envolvimento do médico veterinário no processo de fabricação do alimento de origem animal é que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS) lançou a campanha “Segurança dos Alimentos”. Com o slogan “Médico Veterinário = Alimento + Qualidade + Saúde” a ação busca informar o longo processo que produto de origem animal passa até chegar diariamente à mesa da população. Além disso, a campanha alerta a sociedade para que fique vigilante e não consuma produtos que não apresentarem condições necessárias para a ingestão.

O consumo de alimentos contaminados por bactérias ou toxinas pode acarretar em toxinfeccções alimentares — enfermidades ocasionadas por infecção ou intoxicação alimentar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população dos países industrializados sofrem com doenças de origem alimentar. Segundo estimativas da OMS, mais de 2 milhões de pessoas morrem por doenças diarreicas todos os anos. Em sua maioria são provindas de alimentos contaminados.

De acordo com o presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni, antes de o alimento de origem animal chegar à mesa, ele passa por um longo processo. “Para garantir a qualidade da carne, leite, ovos, mel e pescado, é imprescindível a presença e o acompanhamento de todas as etapas por um médico veterinário”, completa.