O papel do produtor cooperado é fundamental para garantir a sustentabilidade e o crescimento dessa cadeia produtiva. O modelo de cooperação oferece segurança e suporte aos produtores, que passam a contar com melhores condições de negociação, acesso a tecnologias e mercado.
Um dos pontos fortes do sistema cooperativo na suinocultura é o suporte garantido para a venda da produção, em um mercado que depende de estabilidade. Rudi Werle Welter, produtor cooperado da Primato Cooperativa desde o ano 2000, foi reconhecido na AveSui 2024 pelo prêmio “Quem é Quem” na categoria Melhor Cooperado Suínos. Welter destacou que sua relação com a Cooperativa Primato ao longo dos anos fortaleceu não apenas sua produção, mas também a confiança no modelo cooperativo.
Segundo Welter, a Primato desempenha um papel importante ao fornecer suporte para a comercialização da produção. “A suinocultura é uma cadeia e a Primato é um seguimento dessa cadeia. Porque não adianta nada ter a produção para vender se não temos o suporte para quem vender, aí entra a Primato. Temos a garantia de venda”, afirma. Welter ainda ressaltou o crescimento conjunto da cooperativa e dos produtores ao longo dos anos, lembrando que, quando começou a trabalhar com a Primato, havia poucos cooperados. Hoje, a cooperativa é um exemplo de evolução no setor.
Confira a entrevista de Rudi Werle Welter pós premiação Quem é Quem – Maiores e melhores cooperativas: