Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Agrimidia Coop #1: Frimesa avança em iniciativas sustentáveis e reforça compromisso com o futuro

Agrimidia Coop #1: Frimesa avança em iniciativas sustentáveis e reforça compromisso com o futuro

A Frimesa tem intensificado suas ações em sustentabilidade, adotando práticas de governança com foco em ESG (Environmental, Social, and Governance). A cooperativa, que atua na produção de carne suína e lácteos, estabeleceu, no ano passado, metas claras para moldar suas operações de forma responsável, integrando transparência em seus processos. A conformidade com normas e regulamentos tem sido central na estratégia da Frimesa, garantindo operações éticas que atendem aos padrões de bem-estar animal, proteção ambiental e segurança alimentar.

Como parte de seus esforços, a Frimesa publicou seu Relatório de Sustentabilidade de 2023, alinhado aos padrões da Global Reporting Initiative (GRI). O documento traz um diagnóstico das práticas ESG da companhia e o mapeamento dos impactos de suas atividades na cadeia de valor, processo que envolveu 45 gestores, além de outros stakeholders. A iniciativa resultou na criação do Roadmap Frimesa ESG 2040, que reúne 15 compromissos públicos com a sustentabilidade, estabelecendo metas para curto, médio e longo prazo. Com essas ações, a Frimesa se tornou a primeira cooperativa brasileira a definir metas ESG específicas para a indústria de alimentos, reforçando seu compromisso com a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

Devido a seu empenho e compromisso com a sustentabilidade social e econômica, a cooperativa recebeu o importante prêmio Quem é Quem 2024, sobre as maiores e melhores cooperativas brasileiras de aves e suínos, solidificando sua posição como líder em sustentabilidade no setor agroindustrial.

Como campeã do prêmio, a cooperativa se destaca por suas ações de sustentabilidade, que incluem: a instalação da melhor unidade geradora de biogás em plantas industriais no Sul do Brasil, substituindo 100% do gás GLP por biogás na chamuscagem de suínos; uma redução de 33% nas emissões de gases de efeito estufa; o plantio de 9,9 km² de floresta para a produção de energia; e a redução e reutilização de todos os resíduos gerados, entre outras iniciativas.

De acordo com Darling Bosco, gerente de governança, riscos e integridade da Frimesa, a cooperativa visa constantemente a renovação e aprimoramento. “O prêmio é um reconhecimento das ações realizadas pela Frimesa. Embora a empresa mantenha sua essência com uma visão social, ambiental e de governança, é necessário renovar constantemente esse compromisso a cada dia”, declara. Confira: