Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Negócios Internacionais

Cooperativas paranaenses expõem a qualidade de seus produtos em feira realizada em Dubai

Copacol, C.Vale e Lar integraram uma ação coordenada pela Apex e ABPA, cuja comitiva foi composta por representantes de 20 empresas, entre agroindústrias e cooperativas exportadoras

Cooperativas paranaenses expõem a qualidade de seus produtos em feira realizada em Dubai

Três das principais cooperativas agroindústrias do país, todas sediadas na região oeste do Paraná, um dos principais polos produtivos de proteína animal da América Latina, estiveram presentes na Gulfood 2022, realizada em Dubai. A feira mundial é direcionada ao mercado de alimentos halal (que segue todos os preceitos da religião islâmica). Os países do Oriente Médio estão entre os principais destinos do frango brasileiro, além de o país exportar para outros mercados da Ásia, que também seguem os preceitos halal.

O Paraná é o principal produtor e exportador de frango do país, com plantas industriais e certificações que atendem a todas as demandas halal. A Lar esteve representada no evento pelo seu diretor presidente Irineo da Costa Rodrigues, pelo superintendente de Suprimentos e Alimentos Jair Meyer, pela gerente da Divisão de Alimentos Giovana Rosas e pela coordenadora de Exportação Caroline Fredo. Segundo Rodrigues, foi a oportunidade para contatar clientes do mundo todo, com interesse na aquisição do frango halal brasileiro.

No caso da C.Vale, esteve presente o gerente de Mercado Interno e Externo e do Departamento de Comercialização da Divisão Industrial, Fernando Aguiar, acompanhado de Gustavo Fernandes e Tiago Souza. O objetivo é ampliar as exportações avícolas da cooperativa para os clientes árabes. Os Emirados Árabes Unidos, por exemplo, já ocupam a posição de terceiro maior destino do frango do país.

A Copacol, que já possui um escritório de vendas em Dubai desde 2018, aproveitou para reforçar ainda mais sua presença na região. Hoje, as vendas para o mercado árabe já respondem por 20% do total exportado pela cooperativa.

PROMOVER A MARCA DO FRANGO BRASILEIRO

A ação na Gulfood 2022 foi coordenada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). Ao todo, participaram da comitiva 20 agroindústrias produtoras e exportadoras do setor avícola brasileiro: Agroaraçá, Aurora Alimentos, Avenorte, Bello Alimentos, C.Vale, Coasul, Copacol, Granja Faria, GtFoods, Jaguafrangos, Lar Agroindustrial, Netto, Pamplona, Pif Paf, Rivelli Alimentos, Somave, SSA, Vibra, Villa Germania e Zanchetta.

No evento, as ações também focaram um novo produto: a carne de pato, que deve reforçar a já consolidada participação das agroindústrias de aves e ovos em atributos que diferenciam o Brasil como líder mundial nas exportações avícolas. Foram reforçadas ainda as marcas internacionais: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork.