Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativismo

Cooperativistas do Pará e da Costa Rica conhecem estrutura e serviços da cooperativa

Eles visitaram também o parque industrial da Coamo, além da administração central em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná

Cooperativistas do Pará e da Costa Rica conhecem estrutura e serviços da cooperativa

Para conhecer o cooperativismo praticado pela Coamo por meio dos serviços e produtos disponibilizados aos cooperados, da sua estrutura, processo de governança e o trabalho nas suas dezenas de unidades, recentemente a cooperativa recebeu dois grupos de cooperativistas, sendo um da cooperativa agropecuária Coopernorte de Paragominas, do Estado do Pará, e outro da cooperativa de produtores de leite de dos Pinos, de Alajuela, na Costa Rica, América Central.

Integração – Os visitantes paraenses da Cooperativa Agroindustrial Paragominense – Coopernorte – foram recepcionados pelo presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini e presidente Executivo da Credicoamo, Airton Galinari, que apresentaram aos 25 profissionais de diversas áreas um pouco da história, estrutura e dos serviços da Coamo em prol do desenvolvimento dos mais de 30 mil cooperados. Eles visitaram também o parque industrial da Coamo, além da administração central em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná.

Missão – “A Coamo não foi feita apenas para uma, duas gerações, mas para uma vida toda, por isso ela investe neste processo de sucessão e a governança foi implantada no momento certo e vem apresentando bons resultados”, disse Gallassini. Para Galinari, são grandes os benefícios ofertados aos cooperados nas diversas unidades da cooperativa, presente nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. “A nossa missão é gerar renda com desenvolvimento sustentável do agronegócio e a nossa visão é ser a melhor opção de desenvolvimento dos cooperados, por isso aqui antes dele ser atendido, ele é acolhido”, afirma Galinari.

Maior do Pará – A Coopernorte foi fundada em 2011 e é a maior cooperativa de grãos do Pará, sediada em sediada em Paragominas, que é o município de maior produção de commodities do estado. Conta com atuação de cem cooperados que cultivam soja, milho, sorgo e milheto. O cooperativismo paraense se faz presente em quase todos os 144 municípios do Estado, desenvolvendo suas atividades por meio de 245 cooperativas, que geram mais de 4 mil empregos diretos e beneficiam direta e indiretamente mais de 1 milhão de paraenses.

Experiência – Diego Andrade, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB-Pará (Organização das Cooperativas do Estado do Pará), coordenador da visita, destacou a importância da visita à Coamo e ao cooperativismo paranaense. “Foi muito importante conhecer de perto como funciona e o desenvolvimento do cooperativismo do Paraná. Viemos a Coamo para ver e constatar de perto esse desenvolvimento e atuação que coloca a cooperativa como referência entre as principais cooperativas e empresas do país. Vamos levar esta troca de experiência e partilhar estes conhecimentos com os paraenses para que o nosso agronegócio e o cooperativismo possa continuar crescendo cada vez mais.”

Costa Rica – Para a comitiva da Cooperativa de Produtores de Leite Dos Pinos, com sede em Alajuela, na Costa Rica, na América Central, foi valiosa a visita à Coamo. A cooperativa é uma empresa de alimentos 100% costarriquenha e líder na indústria de laticínios na América Central e Caribe, com uma vasta linha de produtos para consumo humano que ultrapassa 900 variedades.

Melhoria – “Temos uma constante preocupação em melhorar nossas operações e fortalecer nossos cooperados, por isso viemos na Coamo para conhecer melhor esta cooperativa que é referência, pois buscamos melhorar continuamente nossas práticas e gestão, para que a cada dia sejam mais eficientes. Vamos compartilhar esta excelente experiência que vivemos aqui”, afirma Ricardo Martí, diretor Corporativo de serviço aos associados. (Imprensa Coamo)