Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cereais de Inverno

Fapa e Fundação ABC discutem pesquisas sobre o cultivo da cevada

Durante o encontro, as equipes apresentaram suas pesquisas nas áreas de melhoramento genético, fertilidade de solo e fitopatologia

Fapa e Fundação ABC discutem pesquisas sobre o cultivo da cevada

Fomentar o cultivo da cevada é um dos grandes objetivos das seis cooperativas que fazem parte do projeto de intercooperação para construção da Maltaria Campos Gerais (Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia). O empreendimento será sediado em Ponta Grossa e inaugurado em 2023. Pensando em formas de contribuir para esse processo, pesquisadores da Fundação ABC e da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) estiveram reunidos nos dias 15 e 16 de março, no Distrito de Entre Rios, para compartilhar informações e alinhar metodologias de trabalho nos estudos referentes ao grão.

Pesquisas – Durante o workshop, as equipes apresentaram suas pesquisas nas áreas de melhoramento genético, fertilidade de solo e fitopatologia. De acordo com o Gerente Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação ABC, Luís Henrique Penckowski, embora a cevada ainda não esteja entre os principais cultivos nas propriedades atendidas pela Fundação, já existe um trabalho de pesquisa acerca dela. “Temos muitas demandas em comum, mas é claro que em nossa área de atuação, que abrange também o sul de São Paulo e norte do Paraná, existem particularidades de solo e clima. A grande experiência que a Fapa tem com a cevada nos ajudará a montar o melhor pacote tecnológico para os nossos produtores”, disse.

Parceria – A parceria entre as duas instituições para as pesquisas com cevada não é de agora. Há cerca de três anos as variedades do grão plantadas na região dos Campos Gerais são provenientes da Fapa. Para ampliar esse estudo, a Fundação ABC vai disponibilizar à Fapa um campo de experimentação, onde serão testadas cultivares com potencial de bom desenvolvimento na região. “Nós vamos cuidar da parte de melhoramento genético enquanto a Fundação ABC vai fazer a validação desses materiais. É importante intensificarmos esse trabalho para encontrarmos mais linhagens competitivas”, explicou Noemir Antoniazzi, pesquisador de Melhoramento Genético em Cevada da Fapa.

Visita – Além das conversas entre as duas equipes, o Workshop também contou com uma visita à Agrária Malte e à sua Cervejaria Experimental. (Imprensa Agrária)