No dia 17 de janeiro, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, realizou uma reunião com representantes da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) para discutir as próximas ações visando incentivar o cooperativismo no Estado.
Durante o encontro, o secretário ressaltou algumas iniciativas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) em apoio aos pequenos e médios produtores, destacando os R$ 202 milhões liberados em crédito e subvenção pelo Fundo de Investimento do Agronegócio Paulista (FEAP) em 2023. Essa linha de crédito tem como objetivo financiar programas e projetos de interesse da economia do Estado, beneficiando agricultores, pecuaristas, pescadores artesanais, além de suas associações e cooperativas.
Guilherme Piai reiterou o compromisso de ouvir as demandas do setor e implementar políticas que fortaleçam os trabalhadores rurais, incluindo a compra de maquinários. Ele destacou a importância de programas como o Pró-Trator, que oferece suporte para a aquisição de máquinas e implementos agropecuários. “Em nossa gestão, o cooperativismo será cada vez mais valorizado e incentivado. É um modelo de sucesso, e precisamos fortalecer essa cultura”, enfatizou Piai.
- Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui com desconto especial. O primeiro lote encerra em 30 de janeiro, não perca!
O presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, apresentou um panorama das cooperativas no Estado de São Paulo, que totalizam 1.027 em sete ramos distintos. Del Grande expressou o comprometimento da Ocesp em colaborar com a Secretaria para beneficiar o setor e os cooperados do Estado.
Durante a reunião, ficou acordado que serão realizados novos encontros para definir as principais prioridades e desenvolver programas conjuntos de suporte às cooperativas e cooperados. Além do secretário Guilherme Piai e do presidente Edivaldo Del Grande, estiveram presentes na reunião o gerente geral da Ocesp, Luis Antonio Schmidt, os assessores de Relações Institucionais, Fernando Colombo e Ricardo Saboya, o consultor Armando Sugawara e o assessor de Comunicação Fernando Ripari.
Fonte: Gov SP.