Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Dia do Ovo vem aí

Campanha de comemoração do Dia Mundial do Ovo no Brasil será lançada amanhã (21/09). Celebração está marcada para o dia 14 de outubro.

A campanha de comemoração do Dia Mundial do Ovo no Brasil será lançada nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, às 9h30, na sede da Associação Paulista de Avicultura (APA), em São Paulo. Um café da manhã para apresentação da campanha vai marcar este lançamento.
A celebração do Dia Mundial do Ovo no país, que vai acontecer no dia 14 de outubro, terá como tema “Ovo: nutrição e saúde com apenas 70 calorias”. Esta campanha vai reunir, pela primeira vez, representantes de todos os elos da cadeia produtiva, desde os produtores, passando por fornecedores de genética, saúde, nutrição, equipamentos e embalagens até o varejo.
Comemorado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro o Dia Mundial do Ovo foi criado pela International Egg Commission, com sede em Londres. O objetivo é levar informação e esclarecer a população sobre os Mitos e Verdades a respeito deste alimento. Para isso, serão realizadas no Brasil ações simultâneas em 10 Estados: São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
O lançamento deste projeto está aberto a todos os interessados, que devem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (19) 9712.3224 com Márcia ou (11) 3832.1422 na sede da APA. O café da manhã de lançamento vai acontecer na Rua Belchior de Azevedo, 150, na Vila Leopoldina, em São Paulo.

O desafio

O principal desafio do setor é aumentar o consumo de ovos no país, que tem um dos mais baixos do mundo. O objetivo do Instituto Ovos Brasil é aumentar o consumo anual per capita de cerca de 145 ovos em 2011 para 208 ovos per capita em 2016. “Se atingirmos esta meta, o consumo per capita passaria para quatro ovos por semana, isso significa uma melhora substancial na dieta do brasileiro”, afirmou o diretor executivo do Instituto Ovos Brasil e um dos organizadores da campanha do Dia Mundial do Ovo no Brasil, José Roberto Bottura.
Ele destaca que o ovo é a fonte de proteína mais barata que existe no mercado, além de ser um alimento estratégico para famílias das classes mais baixas. “O ovo é o alimento mais completo para nutrição humana depois do leite materno. Por ser uma fonte de proteína, ele proporciona a sensação de saciabilidade por mais tempo, além de ser rico em proteínas e ter baixo valor calórico. Este alimento deve fazer parte do cardápio das pessoas de todas as idades”, afirmou Bottura, completando que o ovo já foi considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um alimento de proteína padrão de consumo por sua fácil digestão.
“Além disso, é fonte de vitaminas do Complexo B (a mais importante, a B12), e possui vitaminas lipossolúveis e minerais que enriquecem qualquer refeição. A maior discussão em torno do ovo é se a quantidade de colesterol presente na gema pode prejudicar a saúde. Porém, pesquisas mostram que a quantidade ingerida de colesterol tem pouca relação com os níveis de colesterol sanguíneo, tendo outros fatores maior influência nessas taxas, como sedentarismo, obesidade, tabagismo, predisposição genética, entre outros”, disparou o especialista.

A campanha 

Entre as principais ações planejadas estão organização de palestras para estudantes dos principais colégios no Brasil, palestras para profissionais da saúde, entre médicos e nutricionistas, degustação de omeletes em supermercados, divulgação de receitas com ovos em programas de televisão, divulgação de notícias sobre os benefícios do ovo na imprensa local e nacional.
A campanha, organizada pelo Instituto Ovos Brasil e pela Novus não tem finalidade lucrativa e conta com o trabalho voluntário de todos os organizadores e participantes. O projeto já tem a adesão voluntária das principais empresas, entidades e universidades do Brasil, entre elas a Uniquímica, Agroceres Multimix, Tortuga, Merial, Hy-Line, Vetanco, Sanovo, Lohman, Grupo Pão de Açúcar, além de entidades como UBABEF e Facta.
A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), também confirmou participação na campanha, além do apoio de toda a mídia especializada, como Avisite, Avicultura Industrial, AveWorld, Feed&Food, Portal Setor Avícola e o jornal O Presente Rural.

Colabore com o Dia do Ovo

A campanha de comemoração do Dia Mundial do Ovo está aberta para a participação voluntária de todas as pessoas interessadas. “Convidamos empresas e profissionais do setor para celebrar o Dia do Ovo conosco”, disse o gerente de Marketing da Novus do Brasil e membro da comissão organizadora do Dia Mundial do Ovo no Brasil, David Moreno. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (19) 9712.3224 com a Márcia ou pelo e-mail [email protected].