Os ventos sopram a favor dos produtores de frango com a queda no preço dos grãos e a continuidade dos altos preços da carne vermelha. Com isso, a indústria do frango deve se adaptar ao momento tornando-se mais interessante ao consumidor. Esta é a opinião de Phil Lempert, o “guru do Supermercado”, que participou do seminário de Marketing do Frango no dia 21 de julho, nos Estados Unidos.
“As pessoas passaram a pesquisar mais preços durante a recessão [econômica dos EUA]”e mudaram seu comportamento de compra. Elas tornaram-se fiéis a diferentes produtos e formatos de lojas. Nesse processo, o valor real de produtos substituiu o preço em si como norteador no comportamento de compra”, afirmou Lempert.
Na apresentação durante a conferência patrocinada pelo Conselho Nacional do Frango e Associação Nacional de Aves e Distribuidores de Alimentos (dos EUA), Lempert compartilhou 10 tendências que estão moldando o mercado avícola em movimento pós-recessão.
- Surgimento das “mulheres independentes” (Indie Women)
Não ignore as cerca de 31 milhões de mulheres, com mais de 27 anos, que moram sozinhas e gastam em torno de US$50 bilhões por ano em alimento e bebidas. - Lanches saudáveis
Como o consumo de lanches aumentou, o mesmo acontece com a qualidade dessas refeições. E essa é uma boa oportunidade para o mercado do frango. - O marketing constrói marcas
Os clientes querem apoiar marcas e varejistas que suportam a sua própria comunidade, através de ações de combate à fome, de socorro, e cuidados com os mais velhos, a educação e os animais.
- Importância dos dispositivos móveis
Um terço dos consumidores afirma usar seus dispositivos móveis enquanto compram para encontrar receitas, comparar preços das lojas e procurar informações sobre os alimentos que estão comprando. - Centro culinário comunitário
Os consumidores querem adquirir novas habilidades culinárias. Formar uma cultura alimentar conectada por colaboração é uma oportunidade e tendência. - O café da manhã volta a ser importante
Os consumidores estão se esforçando para ter um estilo de vida saudável e o café da manhã com bons valores é parte desse estilo de vida.
- As embalagens estão evoluindo
As embalagens estão se tornando mais interativas com áreas sensíveis ao toque que projetam informações adicionais sobre a origem, receitas, marca de carbono, bem como as orientações para mais informações.
- A paixão da “geração Y” por comida
A geração Y, grupo demográfico pós-geração X, tem paixão por comida e os comerciantes precisam encontrar maneiras de se mostrar relevantes para essa geração que participam de raves e têm, na maioria dos casos, salários pequenos.
- Culinária estrangeira em alta
Latinos e asiáticos são as populações que mais crescem nos Estados Unidos e programas de nutrição nas escolas que incluam cozinha internacional ganham popularidade. Essa culinária está conseguindo chegar para dentro de suas casas.
- Marcas privadas assumem a liderança
De acordo com pesquisas realizadas, as marcas privadas estão liderando na inovação de produtos, e 39% dos consumidores estão diversificando essas marcas.
“Não é uma tarefa fácil”, disse Lempert, que incentivou os comerciantes a inovar, focar no relacionamento e pensar além do consumo “tradicional”. Os consumidores querem mais informações sobre os alimentos que compram, inclusive sobre o frango. Além do mais, os consumidores estão entediados e os produtores precisam ser criativos para se ajustar às novas necessidades de alimentos para festas, formas de preparo e sabor.
Artigo de Gary Thornton, especialista avícola, publicado em inglês pelo site Watt.