Redação (28/11/2007) – Os caminhos para exportar a produção serão apresentados para produtores rurais, cooperativas, sindicatos, associações, agroindústrias e distribuidores no 12º AgroEx – Seminário do Agronegócio para Exportação, em Ilhéus (BA), no dia 6 de dezembro. A promoção é da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com outras entidades do setor e o objetivo é compartilhar informações e estimular a exportação.
Os interessados podem participar do encontro, gratuitamente, inscrevendo-se pelo site www.ceplac.gov.br. As palestras abordarão as principais vantagens da integração dos elos das cadeias produtivas do agronegócio para conquistar o mercado internacional. O objetivo é incentivar a associação contratual dos agentes – em modalidades como consórcio e condomínio – para tornar viável a obtenção de escala, redução de custos e a padronização dos produtos.
O seminário, preparado pela SRI/Mapa, informa também sobre linhas de financiamento voltadas para a exportação e formas de agregar valor aos produtos, como a produção integrada de produtos agropecuários. Além disso, haverá apresentação de iniciativas locais bem-sucedidas, como a exportação de cacau por meio de cooperativas.
Em 2007, seis seminários AgroEx foram realizados nos municípios de Petrolina (PE), Vitória (ES), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), Barreiras (BA) e Porto Velho (RO).
SERVIÇO
XII AgroEx – Seminário do Agronegócio para Exportação
Data: 06 de dezembro, a partir das 8h
Local: Auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Informações: (61) 3218-2818 ou (73) 3214-3008
Inscrições gratuitas no site: www.ceplac.gov.br
Parceiros: Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Governo da Bahia), Sebrae, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.