Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

1º Fórum Mercosul de Avicultura reúne líderes do setor no RS

Debate promovido pela Ubabef e Asgav destacou o futuro da produção de aves e ovos de países da América do Sul. Turra destaca a importância do setor avícola no continente.

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, capitaneou ontem (31/08), em Esteio (RS), o 1º Fórum Mercosul de Avicultura. O encontro, realizado em parceria com a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), presidida por Luiz Fernando Ross, que também participou das discussões, aconteceu na Expointer, e reuniu os lideres do setor avícola de países da América do Sul, além de empresários e produtores num amplo painel de debates.

O evento abordou o futuro da produção de aves e de ovos no continente, destacando questões conjunturais, comerciais e produtivas, analisadas sob o ponto de vista de cada país participante. 

Francisco Turra, na ocasião, apontou a importância da avicultura para todos os países da América Latina. “É uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de nossas sociedades e no fortalecimento de nosso continente como um grande produtor de alimentos de qualidade e acessível a todas as camadas da população”, afirmou. 

Os dados apresentados pela Ubabef durante o encontro mostraram o quanto o segmento avícola brasileiro é importante para a economia do país. São 4,5 milhões de brasileiros envolvidos na produção de frango, 35 empresas exportadoras que geram 311 mil empregos de fábrica, e movimenta US$ 20 bilhões de dólares ou 1,5 % do PIB nacional. 

Segundo Turra, a união dos países da América Latina é fundamental para o futuro do setor. “Por isso o Fórum tem um valor inestimável para ratificar parcerias, assim como estabelecer e fortalecer o diálogo entre nossas entidades para que juntos consigamos propor melhorias, solucionar problemas e estreitar ainda mais as relações para impulsionar a avicultura sul-americana”, acentuou. 

Turra defendeu ainda enfaticamente que os países reunidos no Fórum deveriam realizar ações conjuntas para prospecção de novos mercados. Ele citou como exemplo o da Índia, com sua enorme população, mas, para o qual as exportações ainda dependem da redução de tarifas. 

O Diretor-Geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), André Nassar, apoiou a proposta e afirmou que os países produtores agrícolas da América Latina devem trabalhar nesse sentido, pois a demanda pela carne de frango sempre existirá. 

Durante o Fórum foi apresentada a proposta de criação da Coordenadoria da Indústria Avícola do Mercosul (Ciam), com objetivo de ser um fórum para canalizar a comunicação entre as entidades do setor no bloco. A ideia foi bem recebida pelos participantes e será apresentada aos conselhos das entidades em seus respectivos países. 

Além do Diretor do Icone, participaram do Fórum o Diretor do Núcleo de Mercados da Ubabef, Ricardo Santin, e os Presidentes das associações Cepa (Argentina), Roberto Domenech, ANA (Bolívia), Ricardo Alandia, APA (Chile), Pedro Guerrero, Avipar (Paraguai), Pablo Ugarriza e APASur (Uruguai), Albérico Frachia, o Assessor da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa do Espírito Santo, e o Secretário de  Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Gilmar Tietböhl Rodrigues.