Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

70 aviários produzem ovos galados para Sadia

Expansão do setor avícola tem garantido um aumento nos repasses do fundão do ICMS para Salto do Lontra (PR).

Redação (02/03/2009)- Nos últimos quatro anos, a implantação de aviários de galinhas poedeiras em Salto do Lontra está estimulando os negócios nos setores agrícola e comercial, gerando empregos e proporcionando o aumento na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
As galinhas poedeiras produzem ovos galados, para produção de pintinhos que são levados ao incubatório da Sadia de Dois Vizinhos e entregues aos avicultores integrados para a produção de frangos. Em Salto do Lontra estão instalados 70 aviários com uma média de 12 mil galinhas e dois mil galos, cada, e a produção diária em Salto do Lontra chega a 550 mil ovos, em média.

Os aviários de 100 metros estão instalados em propriedades das linhas São Domingos, São Valentim, Pinhal da Várzea, Santa Helena, Pio X e Santa Lúcia. Em função de norma sanitária do Ministério da Agricultura que exige a distância de três quilômetros entre um aviário e outro e da grande quantidade de aviários no município, só podem ser autorizadas novas construções de aviários em propriedades das linhas Bonfim e São Luiz.
Luiz Carlos Gotardi, prefeito de Salto do Lontra, destaca que a expansão do setor avícola tem garantido um aumento nos repasses do fundão do ICMS para o município e empregos nestes núcleos de galinhas poedeiras. Investidores de Salto do Lontra e Dois Vizinhos construíram aviários no interior e contrataram funcionários para o serviço diário. Cada núcleo de quatro aviários emprega de 12 a 14 pessoas.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Ildo Manfrói, destaca que para o comércio a implantação de novos aviários foi positiva porque está movimentando as empresas e gerando empregos. Mas a preocupação dele é com a possibilidade de a crise econômica mundial afetar a avicultura.