Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Abate de aves deve cair 40% no MS

<p>Redução tem ligação com as paralisações do Grupo Avipal de Dourados.</p>

Redação AI (05/04/06)- A crise da avicultura brasileira deve reduzir em pelo menos 40% o volume de frangos abatidos neste mês em Mato Grosso do Sul. Nos dois primeiros meses de 2006, a média mensal de abates no Estado foi de 10 milhões de aves, valor que não deve ser mantido em abril. Neste mês, a paralisação das atividades na unidade do Grupo Avipal de Dourados desde o dia 1, somada à redução nos alojamentos de pintinhos nos aviários de MS, pode retirar cerca de quatro milhões de aves das escalas de abates da avicultura estadual.

No início de março, a Avipal de Dourados, que sozinha abatia cerca de quatro milhões de aves por mês, anunciou férias coletivas a seus 2,3 mil funcionários e suspendeu as atividades da indústria por trinta dias a partir de 1 de abril. A medida foi uma alternativa encontrada pela empresa para diminuir os estoques num período em que há excesso de oferta de frango no mercado.

Praticamente 90% da produção da Avipal de Dourados era voltada às vendas a outros países da Europa e Ásia que reduziram fortemente as compras de frango a partir dos casos crescentes da gripe aviária, principalmente na Europa.

As restrições mercadológicas às aves brasileiras elevaram a oferta do produto no mercado interno e derrubaram os preços finais do produto aos consumidores.

A desaceleração dos abates de frango em MS teve início ainda em fevereiro deste ano junto aos anúncios das restrições internacionais às aves , quando a SFA registrou queda de 9,4% na quantidade de frangos de corte abatidos no Estado. No segundo mês de 2006, as indústrias locais abateram 9.660.823 frangos, frente às 10.667.175 cabeças sacrificadas em janeiro. Os dados relativos aos abates realizados em março ainda não foram divulgados pela superintendência, mas podem confirmar a retração no setor, porém, o maior impacto da crise será comprovado em maio, quando forem divulgados os dados referentes às matanças de abril no Estado.