Redação SI (26/05/06)- O Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini, encaminhou hoje carta ao Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, na qual destaca a necessidade de que sejam atendidas reivindicações formuladas pelo setor que não foram contempladas pelo pacote de medidas beneficiando a agricultura anunciado ontem. A suinocultura brasileira vive uma de suas mais importantes crises estruturais e o governo precisa dar uma resposta a altura da delicadeza deste momento, comentou Rubens Valentini.
Na carta enviada ao Ministro, a ABCS salientou que dois itens considerados fundamentais não foram incluídos nas medidas anunciadas na quinta-feira. A ABCS havia solicitado ao Ministério:
a)A criação de uma linha de crédito para retenção de matrizes.
b)A criação de uma linha de crédito para estocagem de milho pelos produtores.
O Presidente da ABCS disse que continuará fazendo gestões junto ao Ministro Roberto Rodrigues para que as linhas de crédito solicitadas sejam liberadas. A situação dos suinocultores é insustentável e exige toda atenção possível por parte das autoridades governamentais, concluiu.
Na carta, Valentini agradeceu ao Ministro a ampliação do limite de crédito para custeio e comercialização, de R$60.000,00 para R$120.000,00, que havia sido solicitado pela ABCS há cerca de trinta dias. Além disso, reforça a necessidade do Ministro priorizar a condução da negociação com o governo russo no sentido da reabertura do mercado, além de colocar a ABCS à disposição para participar de uma missão de alto nível que deverá ir a Moscou debater o assunto.