Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Abef amplia esforços sobre carga tributária

<p>Entidade defende a transferência de créditos tributários hoje existentes, como no caso do IPI, promovendo recapitalização das empresas, e também que a avicultura seja contemplada com medidas de desoneração tributária.</p>

O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, disse hoje que a entidade irá ampliar, no início de 2010, seus esforços em busca de medidas de apoio aos frigoríficos do setor avícola, já que o setor ainda sofre reflexos da crise financeira internacional iniciada em outubro de 2008. Entre janeiro e novembro deste ano os embarques de carne de frango para o exterior caíram 2,5%, mas a receita cambial teve uma redução de 19% no mesmo período. 

A Abef defende a transferência de créditos tributários hoje existentes, como no caso do IPI, recursos que dariam apoio à recapitalização das empresas, e também que a avicultura, a exemplo de outros setores, como o automotivo e o de linha branca, seja contemplada com medidas de desoneração tributária, mais precisamente com a isenção do PIS e do Cofins. A Abef está, inclusive, preparando um estudo sobre o impacto financeiro dessa desoneração, para ser apresentado ao Ministério da Fazenda.

“O setor tem muita importância na geração de empregos, são mais de 260 mil, apenas nas fábricas. Esse dado demonstra que, além da receita cambial gerada, a relevância social do segmento exportador de carne de frango no Brasil.  Este apoio, certamente, dará mais competitividade às empresas, abrindo perspectivas de novas frentes de trabalho”, frisou Turra.