Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura

Abef avalia conjuntura

<p>Entidade participa de encontro da UBA para análise da conjuntura e seu impacto sobre a avicultura brasileira.</p>

O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, participou hoje, em Campinas, de uma reunião promovida pela União Brasileira de Avicultura (UBA) para análise da conjuntura e seu impacto sobre o setor avícola. O encontro reuniu as principais entidades do setor, representando todos os segmentos.

No caso da avicultura brasileira de exportação Turra destacou que, a permanecerem as condições atuais, especialmente no que diz respeito ao câmbio e a valorização do real frente ao dólar norte-americano, o Brasil poderá perder um espaço importante no mercado internacional em 2010. 

“O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango desde 2004, tem grandes concorrentes no mercado internacional, como os Estados Unidos. E para preservar esta posição é necessária, além da melhoria na questão do câmbio, a inclusão do setor na política de desoneração tributária. Os exportadores também precisam do apoio do Governo para a desobstrução de mercados já abertos ou em via de assinarem acordo sanitário, mas onde as tarifas de importação são elevadas, como Índia e México”, alertou Turra.

O Presidente Executivo da Abef frisou que, caso essas medidas sejam adotadas, o Brasil pode ter um crescimento importante na exportação. E, no caso da produção, até mesmo superar a China, hoje o segundo maior produtor mundial.

No encontro de Campinas as entidades homenagearam a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pelo apoio prestado ao setor avícola ao longo de 2009. Estiveram presentes o Secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, e o Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Nelmon Oliveira da Costa.

“O trabalho desenvolvido pela SDA é de enorme importância, e no caso da avicultura nacional garante a sanidade de um setor que é um dos patrimônios do agronegócio nacional”, enfatizou Turra.