Redação (25/02/2009)- A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF) encerra hoje (26) sua participação na Gulfood, feira do ramo de alimentos, iniciada dia 23 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Presidente Executivo da entidade, Francisco Turra, comemorou os resultados da presença no evento, realizado desde 1987 e que representa um dos principais pólos para o desenvolvimento de negócios não só com o Oriente Médio, mas também com a África.
“Foi excelente a movimentação em nosso estande nesses quatro dias de uma das mais importantes feiras do mundo. Recebemos diversos importadores e também representantes diplomáticos, como o embaixador do Canadá em Dubai, que sugeriu uma atenção especial dos exportadores brasileiros para aquele mercado”, destacou Turra.
Também esteve presente no estande da ABEF o Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Odacir Klein. “As duas entidades têm um excelente relacionamento. E as iniciativas que levem a um aumento das exportações de carne de frango também resultarão, naturalmente, em uma ampliação do consumo de milho pela avicultura brasileira”, enfatizou o Presidente Executivo da ABEF.
Ao lado da ABEF, que tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), estiveram presentes no estande durante a Gulfood os associados Big Frango, Copacol, Dagranja, Diplomata, Mabella, Penasul, Unifrango e Zanchetta.
"O Oriente Médio continua sendo um dos mais importantes mercados para o setor exportador de carne de frango brasileiro. Em 2008 a região foi responsável por embarques de 1,1 milhão de toneladas, o que representou um aumento de 13% sobre 2007”, frisou Turra.
A ABEF (www.abef.com.br) reúne as principais empresas produtoras e exportadoras de carne de frango do Brasil. Atualmente essas empresas representam cerca de 92% da exportação brasileira do produto. Entre as principais missões da ABEF estão o desenvolvimento das exportações, o acesso a novos mercados e a garantia da qualidade do frango brasileiro.
O setor avícola brasileiro mantém uma completa integração entre produtores e frigoríficos – uma característica exclusivamente do Brasil – plena atualização tecnológica e um elevado status sanitário. A questão da sanidade, aliás, é um grande diferencial da avicultura nacional. Tudo isto é fruto do trabalho empreendido pela ABEF e seus associados, com o apoio do Governo Federal, para continuar fazendo do Brasil o maior fornecedor de carne de frango do mercado mundial.