Redação AI 30/03/2005 – A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef) realiza amanhã (31), a partir das 9 horas, Assembléia Geral Ordinária para eleger nova diretoria. O vice-presidente José Augusto Lima de Sá assume a presidência da entidade, em substituição a José Julio Cardoso de Lucena (Seara). A nova diretoria será composta ainda pelos seguintes vice-presidentes: Antonio Augusto de Toni (Perdigão), Pedro Benur Bohrer (Seara), José Zeferino Pedroso (Aurora) e Chistophe Malik Akli (Frangosul).
A nova diretoria terá um “mandato-tampão” de quatro meses, período no qual terá como principal missão concluir o projeto de reestruturação, modernização e profissionalização da entidade, iniciado pela atual gestão. As mudanças na Abef seguem uma tendência já aplicada por outras duas entidades do setor de carnes, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), presididas, respectivamente, por Marcus Vinícius Pratini de Moraes e Pedro de Camargo Neto.
Os membros da nova diretoria terão até o dia 3 de agosto – quando está marcada Assembléia Geral Extraordinária da Abef – para apresentar uma proposta de mudança de estatutos da entidade. Entre as principais mudanças previstas está a contratação de um presidente executivo profissional para gerir a Associação. Outra importante alteração será a criação de um Conselho de Administração composto de seis membros, mais um coordenador (chairman) com mandato rotativo de um ano, que será o órgão máximo de decisão da entidade, ao qual o presidente executivo deverá se reportar. As mudanças prevêem ainda a total adaptação da Abef às exigências do novo Código Civil e às boas práticas de governança corporativa, incluindo serviços de auditoria externa, entre outras.
Caberá ainda à nova diretoria a elaboração de um plano de trabalho, com prioridades e metas para o período de
Liderança
Fundada em
O setor representado pela Abef tem sabida importância na balança comercial do País. O Brasil encerrou 2004 como o maior exportador mundial de carne de frango, tanto em receita cambial quanto em volumes embarcados. As estimativas da Abef mostram embarques de 2,4 milhões de toneladas, 22% acima do registrado em
Novos mercados
A liderança do Brasil no mercado internacional foi obtida tanto pelo ampliação de mercados de destino – que já somam mais de 130 países – quanto pelo aumento da rentabilidade das vendas. O preço médio por tonelada cresceu cerca de 16%, graças principalmente a um aumento da participação das exportações de cortes de frango, produto de maior valor agregado. Nos dois primeiros meses de 2005, as exportações brasileiras de frango já somam quase US$ 430 milhões. As previsões da Abef são de que a receita em 2005 deverá crescer entre 20% a 25% sobre os US$ 2,5 bilhões apurados em 2004.
Segundo o novo presidente José Augusto Lima de Sá, as prioridades da Abef serão trabalhar pelo acesso a novos mercados; manter uma permanente interação com Brasília e com outras organizações no que diz respeito à implantação de um Plano Nacional de Sanidade Animal, de modo a garantir a manutenção do status privilegiado do frango brasileiro no mercado internacional; e ser um interlocutor do governo nas posições brasileiras e do Mercosul nos vários fóruns de negociação internacionais, tais como a Organização Mundial do Comércio, a União Européia, o Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca) e outros acordos de comércio bilaterais, tais como os negociados com China e Índia.
Outra prioridade da Abef, segundo Lima de Sá, será trabalhar em conjunto com a UBA na regionalização do Brasil em áreas de controle sanitário independentes, visando dar mais flexibilidade ao status sanitário brasileiro. Esta medida tem como objetivo evitar decisões como o embargo russo à carnes produzidas em todas as regiões do País, por conta de um foco de febre aftosa identificado no estado do Pará. “Teremos uma agenda intensa, mas estamos bastante otimistas de que conseguiremos cumprir essa tarefa enorme no prazo de quatro meses”, comenta o novo presidente.
José Augusto Lima de Sá, 51 anos, é diretor de Relações Internacionais da Sadia. Foi presidente executivo (1999-2003) e presidente do Conselho de Administração da Frangosul, cargo que deixou em abril de 2004 para retornar à Sadia, empresa em que já havia atuado entre 1985 e 1994 como diretor de Marketing Internacional. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Lima de Sá cursou também o Multinational Marketing Management (Harvard Business School) e o StrategicThinking and Management for Competitive Advantage Program The Wharton School (University of Pennsylvania).