Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

ABEF participa de encontros para ampliar negócios na África Subsaariana

<p>Abef participa de série de encontros com representantes africanos para expandir exportações.</p>

O Gerente de Relações de Mercado da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF), Adriano Zerbini, foi um dos integrantes da missão comercial brasileira à África Subsaariana, onde realizou uma série de encontros, visando expandir ainda mais as exportações brasileiras para aquele continente.

A comitiva, chefiada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, realizou em Acra (Gana) as primeiras reuniões. O país importou 37 mil toneladas de frango brasileiro em 2008 e a expectativa é de que este mercado seja ampliado. Na avaliação do gerente da ABEF, Gana apresenta condições favoráveis para ser um “hub” para a região oeste-africana, que conta com mais de 200 milhões de pessoas.

Adriano Zerbini, no Senegal, participou junto com os demais integrantes da missão, de encontro com as autoridades senegalesas responsáveis pelos ministérios da Agricultura e da Pecuária. Na ocasião foram abordados os principais entraves para a abertura do país para o produto brasileiro. O diretor da ABEF enfatizou que o frango brasileiro é reconhecido pela alta qualidade, preço competitivo, além de deter um processo produtivo que atende aos critérios fitossanitários, de biossegurança e de saúde animal feitos pelos mercados mais exigentes.

Na capital nigeriana, Lagos, a agenda incluiu reunião com o ministro do Comércio do país, que também não é importador da nossa carne de frango. A ABEF está promovendo uma série de ações para que este seja um novo mercado para o produto. Segundo Zerbini, as informações mostram que há empresários nigerianos interessados em nosso produto.

A Guiné Equatorial também foi um dos países que foram visitados, com vistas a integrar o mercado comprador de nosso produto, neste trabalho intensivo para promover as exportações brasileiras de carne de frango no continente africano. Além da ABEF, o setor na missão empresarial foi representado também pelo gerente de vendas da Perdigão para a África, Fabrício Leite.

“Esta série de encontros é mais uma das iniciativas da ABEF para ampliar o escopo das exportações brasileiras para o continente africano, que se constitui um mercado importante para o setor”, destacou o Presidente Executivo da Associação, Francisco Turra.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Abef