Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Abef prepara ações para estimular exportações de ovos

Plano já foi apresentado esta semana à empresas do setor, que estão passando a fazer parte do quadro de associados da entidade. A estratégia prevê ações em três eixos.

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Carnes de Frangos (Abef) estruturou uma proposta de estratégia para estimular a exportação de ovos. O plano já foi apresentado esta semana a empresas do setor, que estão passando a fazer parte do quadro de associados da entidade.

A estratégia prevê ações em três eixos. Um deles é o desenvolvimento da área técnica, com iniciativas para identificação para as necessidades atuais do setor (sanidade, qualidade, produção animal e certificações); reuniões com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para definição de agenda do setor; e encontros técnicos para tratar de temas de interesse dos exportadores. Esse eixo também inclui workshops voltados para o desenvolvimento técnico destinado à atuação no mercado internacional; programas de autocontrole e desenvolvimento de programas para equivalência com mercados importadores, especialmente a União Europeia.

O segundo eixo diz respeito à inteligência comercial, para determinar mercados a serem abertos ou desenvolvidos. Entre os maiores importadores mundiais de ovos estão China, Hong-Kong, Cingapura, Rússia e União Europeia.

O terceiro eixo contempla ações em promoção comercial. A Abef está renovando seu projeto setorial com a Apex-Brasil, a ser concluído até março, e que prevê recursos destinados à confecção de material promocional e à realização de dois eventos exclusivos para promover a exportação brasileira de ovos. O segmento também será contemplado nas feiras internacionais das quais a Abef irá participar, como Gulf Food Dubai (fevereiro), FoodEx Japão (março), Sial China (maio) e Sial Paris (outubro), além de iniciativas na Copa do Mundo da África do Sul, em julho.

Ainda na promoção comercial a estratégia elaborada pela Abef para o segmento exportador de ovos prevê um estudo de branding para o setor, com o desenvolvimento de uma marca internacional, Brazilian Egg, e respectivo material internacional.

“A exportação brasileira de ovos foi ampliada nos últimos anos, passando de quase 14 mil toneladas em 2005 para 37 mil toneladas em 2009. Mas temos certeza de que poderemos dar um salto ainda maior com essas iniciativas. Afinal, é um alimento com todas as proteínas. E no caso do Brasil está diretamente ligado a uma qualidade e sanidade da carne de frango que é reconhecida internacionalmente”, destacou o Presidente Executivo da Abef, Francisco Turra.