A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) realizou hoje (08/04) uma reunião com empresas produtoras e exportadoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Na ocasião foi apresentado um projeto destinado a estimular as vendas do produto no mercado internacional, que inclui iniciativas como promoção em feiras e abertura de novos mercados. Também participaram do encontro os Secretários Executivos da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav, Eduardo Santos, e do Instituto Ovos Brasil, José Bottura.
“A proposta é replicar no segmento de ovos a experiência bem-sucedida na carne de frango”, destacou o presidente executivo da Abef, Francisco Turra. Ele adiantou já ter, inclusive, conversando com o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, que prometeu indicar um funcionário da SDA para atender ao segmento de exportação de ovos.
O projeto apresentado ontem pela Abef contempla, nas ações internacionais, o apoio da Apex Brasil. Mas também prevê iniciativas no Brasil, através da realização de quatro workshops de capacitação nas regiões onde se concentra a produção de ovos no país. O primeiro será realizado, em data ainda a ser definida, no Rio Grande do Sul.
“Esse segmento possui um enorme potencial. E temos a convicção de que, com o planejamento dessas ações, ampliaremos as exportações de ovos, inclusive abrindo mercados como o da União Europeia”, frisou Turra.
Também participaram do encontro, pela Abef, o Diretor Executivo, Ricardo Santin, e o gerente de Relações com o Mercado, Adriano Zerbini.