Redação (23/10/2008)- Cuiabá sediará a 19ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), no próximo dia 30, às 8 horas. Os desafios e oportunidades do mercado internacional, a importância dos sistemas de produção integrada e de indicação geográfica e o processo de integração contratual e financiamentos estão entre os temas do encontro.
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, falará sobre o mercado de carnes na palestra Sanidade, Rastreabilidade e Bem-estar Animal na Exportação Brasileira de Produtos Cárneos.
Para o coordenador do Núcleo de Integração para Exportação da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (Niex/SRI), Eduardo Mazzoleni, o primeiro passo é mostrar que a exportação não está relacionada apenas às grandes empresas e multinacionais “Todos os elos da cadeia produtiva devem trabalhar de forma conjunta. Ou seja, cada agente do agronegócio deve saber o seu papel no processo. Por isso, em uma das palestras abordaremos o passo-a-passo para exportação do agronegócio”, explicou.
O evento será realizado na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato), na Rua B, s/n, esquina com a rua 2, no Centro Político e Administrativo de Cuiabá. O encontro é aberto a produtores, distribuidores e representantes de indústrias, com inscrições pelo endereço eletrônico www.agricultura.gov.br.
A expectativa dos organizadores é que 350 pessoas compareçam ao seminário. O Agroex teve início em 2006, com participação de mais de seis mil pessoas, de 18 cidades brasileiras. Em 2009, estão previstas mais oito edições.
Exportações do estado – O Mato Grosso é um dos principais produtores e exportadores de grãos. No período de janeiro a setembro de 2008 foram comercializados mais de US$ 6 bilhões em produtos do agronegócio e o complexo soja (grão, farelo e óleo) foi responsável por US$ 4,5 bilhões.