Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Abertura do mercado dos EUA renova confiança na carne suína brasileira

Com abertura do mercado dos Estados Unidos, Santa Catarina deve retomar, no ano que vem, a liderança nas exportações de carne suína no Brasil.

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, comemorou a abertura do mercado norte-americano às importações de carne suína do Estado de Santa Catarina, anunciada ontem. “A liberação americana ainda para este ano é uma ótima notícia, acredito que teremos um 2011 muito promissor na atividade, fazendo com que o produtor acredite na atividade e possa investir em aumento ordenado de plantel para o próximo ano”, disse Lorenzi, em nota distribuída à imprensa.

O executivo ressaltou que, com abertura do mercado dos Estados Unidos, Santa Catarina deve retomar, no ano que vem, a liderança nas exportações de carne suína no Brasil. Além disso, acredita que a medida atrairá a abertura de outros mercados estratégicos, como países da União Europeia e da Ásia. “É certo que esses mercados também poderão se abrir para Santa Catarina, já que eles estavam na expectativa da resposta americana e o que os EUA decidissem eles seguiriam, pois os EUA servem de modelo conceitual para exportações de todo o mundo. Então, se nós vendermos para os EUA, muitos outros ficarão interessados” ressalta.

Para 2011, o presidente da ACCS, projeta aumento de 15% a 20% nas exportações. “O aumento não será em virtude das vendas para o mercado americano, mas pela possibilidade que este reconhecimento traz”, explicou.