A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) participa pela primeira vez, nos dias 4 a 7 de março, em Tóquio, da maior feira de alimentos e bebidas da região Ásia-Pacífico, a Foodex Japan 2014. A presença da Abipecs na 39ª edição dessa feira se deve à abertura do mercado japonês para a carne suína de Santa Catarina, ocorrida no primeiro semestre de 2013.
O pavilhão do Brasil terá 367 m², dos quais 100 m² serão ocupados pelo setor de carne suína (Brazilian Pork). O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, confirmou presença no evento, que tem o apoio financeiro da ApexBrasil e a participação de seis empresas – Seara, Aurora, Pamplona, Sulvale, Pif Paf e Catarinense. Também representarão o setor o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina e a Federação das Indústrias de Santa Catarina.
O Japão é o maior importador mundial de carne suína. Em 2013, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o mercado japonês importou 1,2 milhão de toneladas. “O Brasil não tem a pretensão de ser o maior exportador de carne suína para o Japão, mas o volume que vender precisa ser da melhor qualidade”, diz Rui Eduardo Saldanha Vargas, presidente da ABIPECS.
Principais concorrentes do Brasil no mercado japonês (fonte Trademap):
Estados Unidos – 40,3% (de participação)
Canadá – 22,2%
Dinamarca – 15,0%
México – 5,9%
Chile – 3,7%
Outros – 13,0%
A primeira apresentação da carne suína de SC aos japoneses aconteceu no dia 4 de dezembro do ano passado, por ocasião da data nacional do Japão, na residência do embaixador japonês em Brasília, Akira Miwa. Referindo-se ao produto, o diplomata disse que os convidados tiveram a oportunidade de saborear pratos tradicionais japoneses contendo carne suína brasileira “da mais alta qualidade”.
A Foodex Japan 2014 espera a presença de 73 mil profissionais da área de comércio. Aos importadores serão servidos pratos à base de carne suína preparados à moda brasileira (lombo com abacaxi e paleta assada) e japonesa (buta no kakuni e buta no shouga yaki), estes preparados com barriga suína. Aos visitantes em geral serão servidos petiscos com carne suína de SC. A chefe Mari Hirata é a responsável pelo cardápio e pela preparação dos quitutes.
A degustação acontecerá no dia 5 de março, após apresentação do setor de carne suína de SC aos importadores. No mesmo dia, haverá uma entrevista à imprensa.