Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura

ABIPECS pede à Organização Mundial da Saúde (OMS) mudança no nome da gripe

Denominação usada pela OMS para o surto da gripe A/H1N1 está prejudicando produtores de suínos de todo o mundo.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), Pedro de Camargo Neto, enviou hoje de manhã ofício à diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, pedindo mudança no nome da gripe, que envolve a transmissão de vírus de pessoa a pessoa e que não foi isolado em nenhum suíno ou outro animal, até a presente data.

“A denominação usada pela OMS para o surto da gripe A/H1N1 está prejudicando produtores de suínos de todo o mundo e pode causar sérias perdas aos mesmos”, diz a mensagem, enviada à diretora geral da organização com sede em Genebra.

Camargo Neto acrescenta que “a evidência é de que o vírus, em circulação em alguns países e envolvendo a transmissão entre pessoas, não é transmitido por comida. Este vírus não foi isolado em suíno ou qualquer outro animal até a presente data. Nós entendemos que se trata de um vírus que inclui em suas características componentes suínos, de aves e humanos. Não se justifica a denominação gripe suína”.