Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Abipecs rumo à Ásia

Entidade do setor suinícola visita o continente com o objetivo de abrir mercados para carne suína brasileira. China e Coreia são os dois primeiros países na rota internacional.

China e Coreia são os dois primeiros países na rota internacional da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) neste início de ano. O presidente da entidade, Pedro de Camargo Neto, chegará a Pequim nesta quarta-feira para um programa de visitas coordenado pelo embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney Filho. O objetivo é continuar trabalhando para que em 2010 a China abra seu mercado à carne suína brasileira.

Na sexta-feira, dia 26, Camargo Neto participa de reuniões no CNCA, órgão federal responsável pela habilitação de frigoríficos. O CNCA está analisando a documentação de 25 frigoríficos brasileiros, que esperam a aprovação das autoridades chinesas ainda neste ano. O setor está confiante no anúncio da abertura durante a segunda visita do presidente Hu Jintao ao Brasil, provavelmente em abril.

No final de dezembro, a China aprovou regiões livres de febre aftosa no Brasil, resolvendo a questão do ponto de vista do campo. Falta agora aprovar os frigoríficos e o seu processo de industrialização da carne suína.

Na quinta-feira, dia 25, o presidente da Abipecs se reunirá com potenciais importadores e com empresas brasileiras já estabelecidas em Pequim. A estimativa da Abipecs é que o Brasil possa participar, já em 2010, com 5% do total das importações chinesas de carne suína, um volume ainda pequeno de quase 18 mil toneladas.

De Pequim, Camargo Neto parte para a Coreia do Sul, para encontros com autoridades sanitárias coreanas organizados pela embaixada do Brasil em Seul. O objetivo é acompanhar a tramitação do processo de abertura de mercado.