As perspectivas para o aumento da produção de frango no Tocantins são animadoras, principalmente na região Norte do Estado. A constatação foi feita por vários participantes do Dia Especial de Avicultura no Tocantins, que aconteceu nesta quarta-feira, 15, no Campus de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína. Na ocasião, representantes da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, acadêmicos de Zootecnia e produtores trocaram informações sobre as potencialidades e as técnicas de produção para fortalecimento do setor.
Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, José Waltex Aguiar, a produção de frango cresceu de 2003 para 2011 mais de 400%. “A expectativa é de crescimento para os próximos anos. As empresas que trabalham com sistema de produção integrada estão expandindo a quantidade granjas na região Norte”, argumentou.
Segundo a professora do curso de Zootecnia, Kênia Rodrigues, atualmente o Tocantins possui uma criação de cinco milhões de aves, por cada ciclo, o que demanda uma quantia 2,5 quilos de ração por ave. “Essa quantia corresponde a 25 milhões de quilos por ano, o que mostra grande demanda por estes grãos”. Para a Professora o consumo do milho para ração é de 65%, mais a tendência do mercado de granja é crescer muito mais. “Isso mostra que temos que produzir ainda mais grão”, enfatizou.
Produção
As duas grandes empresas instaladas na região Norte são responsáveis pela maioria da produção de frangos no Estado, no sistema de integração, entre empresas e pequenos produtores. A empresa Frango Americano produz 1,1milhão de quilos de frangos por ano. Já a Asa Norte contribui com 1,6 milhão de quilos anualmente.
Avinto
De acordo com dados da Associação dos Avicultores do Estado do Tocantins (Avinto), os produtores da região Norte do Estado criam frangos no sistema de integração em 200 galpões, porém a expectativa para 2015 é aumentar para 600 galpões. Cada galpão tem capacidade para criar 30 mil aves, resultando em uma criação de 18 milhões de aves, em cada ciclo de 60 dias.