Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

Ação suinícola em Goiás

AGS e Sebrae/GO, via PNDS, realizam consultorias em frigoríficos do Estado com objetivo de orientar profissionais e realizar um curso de BPF.

Ação suinícola em Goiás

Focada na meta de aumento do consumo da carne suína no País, a Associação Goiana de Suinocultores (AGS) junto ao Sebrae estatual estará realizando consultorias em frigoríficos da região com objetivo de orientar e capacitar os profissionais além de realizar um curso de Boas Praticas de Fabricação, com conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. “Grande parte da carne suína comercializa em Goiás vem de outros Estados, o que dificulta que o produtor goiano consiga melhores preços ao negociar seu produto”, explicou a gerente-executiva da AGS, Crenilda Neves. Além disso, a capacidade de abate e processamento dos frigoríficos no estado ainda é pequena para atender a demanda da região metropolitana que reúne mais de 2 milhões de habitantes.

O primeiro frigorífico a receber consultoria é o Delta Alimentos, na cidade de Piracanjuba, que terá suas granjas também assistidas durante 6 meses pelo programa de BPA (Boas Praticas Agropecuárias) que consiste em um conjunto de normas e procedimentos que tem como objetivo aumentar a rentabilidade e competitividade dos sistemas produtivos, facilitando o acesso a novos mercados através de identificação e incorporação das tecnologias mais adequadas. As ações trabalham a partir de quatro pontos: conscientização dos produtores rurais; capacitação de técnicos e trabalhadores; incorporação de procedimentos e tecnologias em BPA; e por último a emissão do laudo de implantação.

Antônio Talone Neto, assistente do Sebrae/Go na regional Metropolitana, explica  que “Todo o recurso para realização das consultorias será utilizado do valor alocado pela entidade na parceria do Sebrae com Projeto Nacional de Desenvolvimento Suinocultura (PNDS)”. Ainda segundo ele, serão realizada mais cinco consultorias em frigoríficos da região, o próximo a ser trabalhado será o FrigoSuínos. “Assim que o frigorífico estiver com as instalações preparadas daremos inicio à consultoria”.

Para Ulisses Fontoura, gerente do Sebrae/GO na regional Metropolitana, é de extrema importância preparar o profissional e também as granjas que atendem o varejo. “Nosso foco são as ações de comercialização da carne suína, com foco no aumento de consumo, porém sem uma produção de qualidade e certificada, aumentam os entraves. Por isso, estamos buscando atender a cadeia como um todo”.

“Além das ações junto ao Sebrae, a AGS receberá a consultoria de Associativismo e Cooperativismo na intenção em conscientizar e aproximar mais os produtores, que será realizada em novembro em um encontro com a Assuvap e Coosuiponte”, explicou a gerente da AGS.

Abrasel-GO conhece o PNDS

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) tem se interessando cada vez mais em divulgar a carne suína e seus valores nutricionais para os consumidores. Depois da parceria firmada pela Abrasel-DF, a filial em Goiás, Abrasel-GO, conheceu o PNDS, bem como seus objetivos em reunião junto a AGS e Sebrae GO na última quinta-feira e se mostrou interessada nas ações de divulgação da carne suína realizado pelo Projeto no estado.

Segundo o presidente da Abrasel GO, Rafael Carvalho, que esteve em reunião para discutir a parceria, a entidade tem o objetivo de integrar a carne suína em ações que já realiza e também estuda a possibilidade de criar um festival específico de divulgação. “A Abrasel Goiás não poderia ficar de fora da divulgação da carne que o consumidor considera a mais saborasa, por isso, estamos levando os dados para a realização de um festival da carne suína, partindo do modelo já realizando pela filial do DF junto à DFSuin, o Sabor Suíno”.

Ainda este mês será realizada uma apresentação para toda a diretoria da Abrasel com intuito iniciar a articulação dos trabalhos a serem executados.