A força do agronegócio é reconhecida em todo o país. O desenvolvimento dos brasileiros está diretamente ligado ao desempenho dos segmentos que movimentam a agricultura e pecuária. Santa Catarina é um dos principais estados responsáveis pelos resultados que o campo apresenta. Uma prova disso pode ser vista no Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense o Tecnoeste 2012, que iniciou nesta quarta-feira (29/02).
A suinocultura brasileira ganha um destaque especial no evento. A ACCS participa para fortalecer a atividade que nasceu e sobrevive na cidade de Concórdia, que é sede do Tecnoeste. Infelizmente não há exposição de suínos vivos, devido à lei que exige a quarentena e o abate dos animais após a participação em eventos. Mas os produtores conhecem no evento, as tecnologias que podem auxiliar na propriedade.
Inovação que garante a evolução da atividade. Mas, para investir é preciso ter rendimento, resultado que o mercado torna cada vez mais distante. Para auxiliar os produtores, a ACCS fez um pedido ao Governo do Estado durante a abertura do Tecnoeste 2012, a entidade solicitou a isenção do ICMS por 60 dias. “Reconhecemos a importância da suinocultura para Santa Catarina, por isso, o pedido será analisado para que haja a continuidade da atividade”, destaca o secretário de Agricultura, João Rodrigues.
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, comprometeu-se em apoiar a solicitação feita pela ACCS e pelos suinocultores. “No que pudermos ajudar faremos, assim é a agricultura, precisamos nos cercar de ações que fortaleçam a atividade, por isso, vamos apoiar”, afirma o governador do estado.
Além do pedido de isenção do ICMS, a ACCS também pediu maior atenção do Governo para a suinocultura. “A suinocultura enfrenta um mercado de instabilidades constantes, o produtor não possui segurança na hora de produzir e de vender, precisamos que o governo se sensibilize com a atividade e apóie as iniciativas que visam o desenvolvimento da atividade”, defende o presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi.
O governador, Raimundo Colombo, garantiu que está ao lado dos produtores. O secretário de Agricultura, João Rodrigues, afirmou que o governo trabalha incansavelmente em busca de novos mercados externos e na ampliação do consumo de carne suína.
A programação do Tecnoeste 2012 segue até o dia dois de março. A ACCS convida os produtores para o VI Seminário da Suinocultura, que será realizado no último dia do evento, às 8h45, no Auditório da Fabet.