Um acordo comercial entre os EUA e o Panamá, intitulado “Panama Trade Promotion Agreement”, deve beneficiar produtores de ração de suinocultores americanos. De acordo com o Conselho Nacional de Produtores Suínos dos Estados Unidos (NPPC, em inglês), a maioria dos produtos do Panamá entram nos Estados Unidos com tarifa zero, enquanto a maior parte dos produtos agrícolas americanos seguemr ao país da América Central com tarifa média de 43%.
Para o presidente do NPPC, Sam Carney, o novo acordo cria a igualdade de oportunidades entre produtores e exportadores de alimentos e produtos agrícolas. “O acordo também é estendido aod suinocultores americanos. Este mercado possui quase 3,4 milhões de consumidores”. diz.
Atualmente as exportações americanas de carne suína para o Panamá são bastante restritas. O acordo vai derrubar as restrições, e as taxas serão abolidas em até 15 anos. “Em alguns anos, a carne suína americana terá acesso livre ao mercado do Panamá”, afirma Carney.
Segundo o NPPC, além das facilidades de mercado, o Panamá vai reconhecer o método de inspeção sanitária dos EUA como equivalente ao seu próprio método. No geral, o “Panama Trade Promotion Agreement” deve atingir cifras de US$ 23 milhões por ano.
– Com informações Pig Progress.