Da Redação 05/03/2004 – 06h00 – O desempenho de bens de capital no ano passado confirmou a importância da agroindústria como sustentação do crescimento da produção industrial de 0,3% no ano. A produção de equipamentos para o setor agrícola apresentou crescimento acumulado de 24,77%. O resultado positivo é completamente destoante da queda de 1% na produção de bens de capital em geral. “Não se pode negar que a indústria pegou alguma carona na agroindústria no ano passado”, disse a economista do IBGE Isabela Nunes Pereira.
Ela lembra que a produção de bens de capital é um indicador da possibilidade de investimentos que poderão vir a ampliar a capacidade das indústrias. Além do aumento dos equipamentos agrícolas, a produção especificamente de peças agrícolas também cresceu bem acima da média (8,9%).
Apesar da liderança da agricultura na compra de equipamentos, os bens de capital para a indústria em geral e os equipamentos de transporte apresentaram uma reação no final do ano, o que, para Isabela, “pode significar alguma intenção de investimento mais espalhada na indústria.”
Os bens de capital tipicamente industriais passaram de um aumento na produção de 5,7% no terceiro trimestre para 6,17% no quarto trimestre, sempre na comparação com iguais períodos de 2002. No caso dos equipamentos de transporte a reação foi mais forte, passando de uma queda de 4,10% no terceiro trimestre para uma expansão de 5,07% nos últimos três meses do ano.