Da Redação 25/10/2002 – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, destacou hoje (25) em sua palestra no XXII Encontro Nacional de Comércio, no Hotel Glória, que as exportações são a principal via de crescimento do país, e que o agronegócio representa, hoje, 40% do total das exportações brasileiras.
Obstáculo – Sobre a interferência da desvalorização cambial no desempenho das exportações, Pratini foi categórico: “Não se iludam. A alta do dólar não ajuda a exportação e, sim, diminui a importação”. O ministro explicou que, neste momento, o câmbio tem um efeito inflacionário, pois eleva o custo de alguns insumos necessários à agroindústria. Para Pratini, o bom desempenho das exportações depende da abertura de mercado e do aumento da produtividade.
O ministro da Agricultura defendeu uma taxa de câmbio realista, sem interferência do Governo. “Para eliminar todos os componentes especulativos que estão no mercado, temos que alardear a economia real do país, que é muito mais forte do que os danos que o especulador possa trazer, porque nós (brasileiros) vamos continuar produzindo, consumindo e exportando”, finalizou.
Agronegócio é via de crescimento do Brasil
Pratini de Moraes diz que é preciso divulgar melhor os produtos brasileiros e critica a alta do dólar, que eleva os custos para a agroindústria.