Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agropecuária nas próximas décadas

A maior parte da expansão da demanda por grãos e carnes, entre os anos de 2015 e 2030, será produzida nos países em desenvolvimento, aponta estudo.

Da Redação 18/10/2004 – As estimativas de crescimento populacional dão conta que, em 2015, a população mundial será de 7,2 bilhões, enquanto em 2030, será de 8,3 bilhões. Estas estimativas representam um crescimento global de 79 milhões de pessoas por ano.

O crescimento da renda é um outro fator determinante do aumento da demanda por alimentos. A última estimativa do Banco Mundial sobre o crescimento da renda per capita aponta para uma redução no número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, ou seja, sobrevivendo com menos de U$ 1,00/dia. Esse contingente da população, nos países em desenvolvimento, será reduzido de 32%, em 1990, para 13,2%, em 2015. No entanto, em algumas regiões da África e da Ásia a pobreza poderá aumentar.

A maior parte da expansão da demanda por grãos e carnes será produzida nos países em desenvolvimento. Em termos mundiais, o consumo per capita de cereais não deverá se alterar significativamente, mantendo-se ao redor de 173 Kg/habitante/ano. No entanto, em 2030, o consumo terá crescido em 1 bilhão de toneladas, frente a um consumo de 1,9 bilhão de toneladas em 1997/99.

Quanto ao crescimento da demanda por carnes, as estimativas da FAO apontam para um incremento médio anual de 1,7% aa , bem inferior ao obtido nos 30 anos precedentes, que ficou ao redor de 2,9%. Duas outras tendências são importantes para o mercado de carnes. A primeira é que a carne de frango continuará ganhando participação no mercado de carnes, e a segunda é que o comércio de carnes continuará se expandindo nesse segmento.