Com cerca de mil integrantes, a fabricante de carnes suínas Alegra vem se mostrando como referência na adoção da sustentabilidade em sua gestão. A cooperativa foi apontada pela Bússola da Sustentabilidade, estudo desenvolvido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) que mensura a sustentabilidade nas indústrias, como exemplo nas práticas de gestão social, ambiental, financeira e de segurança do trabalho no Paraná.
A Alegra vem desenvolvendo uma série de boas práticas operacionais que estão em linha com o crescente nível de conscientização dos consumidores e dos produtores alimentícios. “Isso faz parte da genética da nossa cooperativa que sempre trabalhou com inovação e sustentabilidade”, afirma Ivonei Durigon, superintendente da Alegra.
De acordo com a análise feita pela Fiep, a empresa implantou um grande sistema de captação de água da chuva com um reservatório que tem capacidade de abastecer os seus processos produtivos por até 30 dias. A cooperativa também apresentou ações para conscientizar produtores e consumidores na sua área de negócios.
“Além de toda a economia gerada por esse sistema, a importância ambiental que isso carrega é impressionante. Não adianta pedirmos para os nossos colaboradores ligarem para causas ambientais se nós mesmos não nos tornarmos protagonistas nesse tipo de ação. Temos que dar o exemplo”, comenta Ivonei.
Estudo
A Bússola da Sustentabilidade foi criada com o objetivo de tornar palpável a ideia de sustentabilidade e também de promover a reflexão sobre o tema nas indústrias paranaenses.
Atenta com as tendências mundiais da indústria, a pesquisa segue uma metodologia própria e foca na sensibilização e na orientação dos empresários. Também fornece um diagnóstico personalizado para todos os participantes
De acordo com dados da consultoria EY (Ernst & Young), a preocupação dos empresários com a sustentabilidade vem crescendo. Em 2016, 52% dos empresários diziam ter preocupações com o tema, já em 2017 esse número subiu para 68%.