Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Amaury Pio Cunha é nomeado diretor da Conab

Pio Cunha manterá a política de redução orçamentária e comercialização de grãos.

Depois de pelo menos três semanas de indefinição, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi, revelou o nome do novo diretor de Gestão Administrativa e Financeira da estatal. A exoneração de Luís Henrique Teixeira Baldez do cargo e a nomeação de Amaury Pio Cunha foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Rossi informou que Pio Cunha é funcionário aposentado do Ministério do Planejamento, currículo que autoriza sua nomeação para o cargo. “Depois de um processo de reorganização, a ênfase agora, na Conab, é mais financeira e orçamentária”, afirmou. Um dos desafios do novo diretor é administrar o orçamento de custeio da Conab, que, segundo Rossi, deve sofrer corte de 30% a 40% neste ano.

O presidente da Conab negou que o novo diretor tenha sido uma escolha política e lembrou que, apesar dos cortes orçamentários, a política de apoio à comercialização de grãos está mantida. “Os investimentos e a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) têm recursos garantidos”, disse. Rossi revelou, ainda, que o diretor exonerado pediu demissão do cargo para trabalhar com consultor de projetos da iniciativa privada na área de logística (portos e rodovias).