Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Ampliação das exportações avícolas são debatidas em encontro

Ubabef e Mapa reuniram-se em São Paulo para discutir medidas de fomento das exportações do frango brasileiro. Encontro tratou também do segmento de ovos.

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, e o Diretor de Produção e Técnico-Científico, Ariel Mendes, receberam hoje (22/11), na sede da entidade, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francisco Jardim, e o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/SDA), Nelmon de Oliveira Costa.

O encontro faz parte de uma agenda destinada a aglutinar apoios no sentido de contornar eventuais restrições para abrir novos mercados para as exportações brasileiras de carne de frango, bem como ampliar os já existentes. A agenda é atualizada mensalmente.

Da reunião de hoje participaram 20 representantes da Ubabef, de empresas do setor e do Mapa, além do diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Rui Vargas.  O encontro foi realizado durante uma sessão da Câmara de Tecnologia e Processamento, presidida por Joaquim Goulart, da Brasil Foods.

“Esta nossa agenda de encontros é extremamente importante e já resultou, recentemente, na abertura do mercado da Argélia. É relevante destacar que estamos aprimorando ainda mais uma relação muito harmoniosa. A SDA sempre respondeu prontamente às nossas solicitações”, destacou Turra.

Na próxima quinta-feira (25/11) representantes do Mapa e da Ubabef estarão reunidos novamente, desta vez em Brasília, e com participação da equipe da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do ministério.

“Faremos uma reunião com nossos adidos agrícolas, para identificar o que deve ser feito para abrir novos mercados e como dar apoio na expansão dos já existentes. Queremos sempre ampliar nossa parceria com o setor privado”, enfatizou o secretário Francisco Jardim.

No encontro, a Ubabef mencionou que uma das metas do setor é ampliar a lista de empresas habilitadas a exportar carne de frango para a China, o que implica em fase inicial de preenchimento de questionários, pelo Ministério da Agricultura, para as autoridades sanitárias daquele país.  O diretor do Dipoa Nelmon Costa garantiu que seria dado todo o apoio à agilização dessas formalidades.

O encontro foi encerrado com uma análise de Elaine Zago, do Departamento de Inspeção de Carne de Aves e Ovos (Dicao), do Mapa, que abordou questões técnicas referentes à exportação de ovos. Um dos objetivos prioritários da Ubabef é ampliar as vendas externas desse segmento da avicultura nacional que, em 2009, somaram 34 mil toneladas.