Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Anistia do milho safrinha traz alívio para o campo

A governadora do RS anunciou anistia total para o milho safrinha aos produtores.

Durante abertura da Exposol, em Soledade, na manhã da última quinta-feira (7), a governadora Yeda Crusius anunciou a anistia total da safrinha de milho para os produtores do RS, num total de R$ 2,5 milhões. Conforme a governadora, esta é apenas uma das ações que o Estado está desenvolvendo para atenuar a seca que afeta o RS mais uma vez.

O anúncio da governadora tomou por base o levantamento de campo da Emater/RS-Ascar, apontando as perdas com a estiagem. O anúncio surpreendeu a Diretoria da Emater, presente na abertura do evento. De acordo com a diretora Técnica, Águeda Marcéi Mezomo, o anúncio traz grandes benefícios para os agricultores, que sempre manifestam muito interesse por essas sementes. “Devido à seca, os produtores perderam praticamente todas as lavouras e não terão condições de pagar as sementes. A anistia que o Governo anunciou é muito relevante, pois os agricultores poderão reinvestir este dinheiro na plantação de culturas de inverno, como pastagens e o trigo”, disse Águeda.

Além da anistia para o milho safrinha, a governadora anunciou mais R$ 5 milhões de investimentos em áreas como saúde, obras e habitação, para permitir construção de novas redes de água. Yeda Crusius também informou que estão sendo liberadas 100 pipas de plástico, para socorrer os municípios mais afetados com a seca, e mais recursos para a irrigação, caso sejam necessários. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.