Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

APA prevê redução de custos e exportações de frangos neste segundo semestre

Presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer, aposta em cenário positivo para integrações paulistas com preços mais baixos para o milho, dólar favorável para exportação de frango e demanda do México.

APA prevê redução de custos e exportações de frangos neste segundo semestre

Depois de um ano de prejuízos para a avicultura em 2012, a atividade encerra o primeiro semestre com saldo positivo e expectativas otimistas para os próximos seis meses. A tendência de preços mais baixos para o milho combinada com boas perspectivas para exportações de carne de frango indicam um cenário favorável para as integrações avícolas de São Paulo, prevê o Presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer.

“Analistas apontam para a tendência de super safra de milho no Brasil e nos Estados Unidos, o que deve contribuir para uma redução nos custos de produção de frango. Aliado a este fator, o dólar mais alto estimula as exportações, levando a uma perspectiva de aumento dos embarques para o Oriente Médio combinada com uma demanda da ordem de 300 mil toneladas de frango do México em função de problemas sanitários, como o surto de influenza aviária, naquele país. Se esta projeção se confirmar, será positivo para equilibrar a oferta interna”, prevê Pozzer.

Com o alojamento de matrizes pesadas reduzido, a expectativa do especialista é de oferta equilibrada de frango de corte no mercado interno até o final do ano, o que deve contribuir para que os preços sejam satisfatórios ao produtor. “Se estas projeções se confirmarem, será um alento para o produtor depois de um ano terrível para a atividade”, avalia.

Primeiro Semestre
Uma pesquisa realizada pela APA, que mede o preço médio dos produtos avícolas no Estado de São Paulo, apontou uma queda de 25% no segundo trimestre deste ano em relação aos três primeiros meses de 2013. Apesar da queda, Pozzer avalia de forma positiva o semestre.

“O primeiro trimestre deste ano foi bom. Contudo, os preços começaram a cair no mês de abril. Apesar dos preços reduzidos para o milho e soja, o impacto positivo desta baixa nos custos do produtor de frango foi menor que a expectativa, especialmente porque os preços do frango também caíram. De uma maneira geral, o primeiro semestre foi positivo em função do bom momento nos três primeiros meses deste ano”, encerra.